Menu fechado
Mapa do Brasil Relevo Vestibular1

Mapa do Brasil Relevo

Mapa do Brasil Relevo

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Brasil Relevo

Conheça as unidades de relevo do Brasil, seus planaltos, planícies e depressões. O Brasil não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território. Os pontos mais altos do relevo brasileiro (que, no geral, é marcado por baixas altitudes) são: o Pico da Neblina (com 2993,78 metros de altitude) e o Pico 31 de Março (com 2972,66 m. de altitude).

Mapa do Brasil Relevo Mapa do Relevo Vestibular1
Mapa do Brasil Relevo – Mapa do Relevo
Unidades mapa de relevo do Brasil
Unidades mapa de relevo do Brasil

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Brasil Relevo

Mais Informações

O relevo brasileiro

O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas. Destacam-se o Planalto Central Brasileiro, Centro Sul de Minas, Planalto da Amazônia Oriental e os planaltos da Bacia do Parnaíba e da Bacia do Paraná. Os planaltos ocupam aproximadamente 5.000.000 km² e distribuem-se basicamente em duas grandes áreas, separadas entre si por planícies e platôs: o Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro.

As planícies são áreas essencialmente planas formadas a partir da deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas. São as formas de relevo mais recentes no tempo geológico, e no Brasil podemos destacar as planícies do Pantanal, do Rio Amazonas, e as localizadas ao longo do litoral brasileiro. As planícies cobrem mais de 3.000.000 de km² do território brasileiro. Dividem-se em três grandes áreas: a Planície Amazônica, a planície litorânea e o Pantanal Matogrossense.

Já as depressões são uma parte do relevo existente em altitudes mais baixas que as altitudes das áreas adjacentes, inclusive aquelas que se encontram abaixo do nível do mar. Um exemplo é a depressão amazônica. Nos limites das bacias com os maciços antigos, processos erosivos formaram áreas rebaixadas, principalmente na Era Cenozoica. São as depressões, onze no total, que recebem nomes diferentes, conforme suas características e localização.

Mapa do Brasil Relevo

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também