Menu fechado
Mapa do Brasil Vegetação por Vestibular1

Mapa do Brasil Vegetação

Mapa do Brasil Vegetação

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Brasil Vegetação

Mapa com as vegetações encontradas no Brasil, as formações herbáceas, a caatinga, as Florestas, o cerrado e vegetação litorânea. Confira abaixo!

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Brasil Vegetação

Mais Informações

O Brasil possui diferentes tipos de vegetação. Os principais são: a Floresta Amazônica no norte, o Complexo do Pantanal no sudoeste, a Mata dos Cocais no meio-norte, a Mata das Araucárias (Mata dos Pinhais) no sul, a Mata Atlântica desde o nordeste até o sul, a Caatinga no nordeste, o Cerrado no centro, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e a vegetação litorânea desde o Amapá até Rio Grande do Sul.

A grande extensão territorial do Brasil abrange diferentes ecossistemas, como a Floresta Amazônica, reconhecida como tendo a maior diversidade biológica do mundo, a mata Atlântica e o cerrado, que sustentam também grande biodiversidade. Os cientistas estimam que o número total de espécies vegetais e animais no Brasil seja de aproximadamente de quatro milhões.

A Floresta Amazônica que também é conhecida como Hiléia ou floresta latifoliada equatorial, recobre quase 50% do território nacional, estendendo-se pela Amazônia e parte das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Constitui uma das mais extensas áreas florestais do mundo.

A Mata Atlântica do Brasil, estende-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, junto ao litoral, quase sem interrupções. Predominando em regiões de clima quente e úmido, com verões brandos, surge nas encostas das serras litorâneas.

A Mata dos Cocais do Brasil abrange predominantemente os estados do Maranhão e Piauí (Meio-Norte), mas distribui-se também pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins.

A Mata de Araucária do Brasil, predomina em regiões de clima subtropical e tropical de altitude, que apresentam regular distribuição das chuvas por todos meses do ano, estende-se desde o sul de São Paulo até o norte do Rio Grande do Sul

O Complexo de vegetações do Cerrado depois da Floresta Amazônica, é a formação vegetal brasileira que mais se espalhou, predominando no planalto Central, mas aparecendo também como manchas esparsas em outros pontos do país (Amazônia, região da caatinga do Nordeste, São Paulo e Paraná), recobrindo mais de 20% do território nacional.

O Complexo de vegetações da Caatinga predominando na região de clima semi-árido do Nordeste é uma formação vegetal tipicamente xerófita, ou seja, adaptada à escassez de água.

Mapa do Brasil Vegetação

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também