Mapa do Estado da Bahia - Vestibular1

Mapa do Estado da Bahia

Mapa do Estado da Bahia

Mapa do Estado da Bahia

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado da Bahia

Bahia – Capital Salvador
População estimada 2016 15.276.566
População 2010 14.016.906
Área 2015 (km²) 564.732,642
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 24,82
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 736
Número de Municípios 417

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado da Bahia

Mais Informações

Situação geográfica – sul da região Nordeste. O estado encontra-se com 57,19% de seu território dentro do polígono das secas, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Limites: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí (N); oceano Atlântico (L); Minas Gerais, Espírito Santo (S); Goiás e Tocantins (O).

Economia – agricultura, indústria, mineração.
Agricultura: cana-de-açúcar, mandioca, feijão, milho, cacau, coco, sisal, mamona e tomate.
Pecuária e criações: bovinos, suínos, eqüinos, ovinos, caprinos e aves.
Minérios: ouro, cobre, magnesita, cromita, sal-gema, barita, manganês, chumbo e talco.
Indústria: química, petroquímica e agroindústria.
Habitante: baiano.
Cidades principais: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Juazeiro.
Hora local (em relação a Brasília): a mesma.
Colonização: portugueses e escravos africanos.

Seu território está situado na fachada atlântica do Brasil. O relevo é caracterizado pela presença de planícies, planaltos, e depressões e as formas tabulares e planas (chapadas, chapadões, tabuleiros). Características: dunas, planícies, manguezais (litoral); planalto (SE); depressão do vale do São Francisco, cortando o Estado ao centro no sentido N-S; planalto semi-árido (N e NE).

Os planaltos ocupam quase todo o estado, apresentando uma série de patamares, por onde cruzam rios vindos da Chapada Diamantina, da serra do Espinhaço, que nasce no centro de Minas Gerais. As planícies estão situadas na região litorânea, onde a altitude não ultrapassa os 200 metros. Ali, surgem praias, dunas, restingas e até pântanos. Quanto mais se anda rumo ao interior, mais surgem terrenos com solos relativamente férteis.

Rios principais: São Francisco, Paraguaçu, Jequitinhonha, Itapicuri, Capivari e de Contas. O principal rio é o São Francisco, que corta o estado na direção sul-norte. Com importância análoga, os rios Paraguaçu – maior rio inteiramente baiano – e o de Contas – maior bacia situada apenas no estado -, que se somam aos rios Jequitinhonha, Itapicuru, Capivari, Rio Grande, entre outros, compõem um total de dezesseis bacias hidrográficas.

Clima: tropical. Devido à sua latitude, o clima tropical predomina em toda a Bahia, apresentando temperaturas elevadas, em que as médias de temperatura anuais, em geral ultrapassam os 30 °C, entretanto na serra do Espinhaço as temperaturas são mais amenas e agradáveis. Enquanto que no litoral e na região de Ilhéus, a umidade é maior, e os índices de chuvas podem ultrapassar os 1 500 milímetros anuais, no sertão pode não chegar aos quinhentos milímetros anuais.

Em relação à fitogeografia, possui três grandes formações vegetais: a caatinga, que é a vegetação predominante, a floresta tropical úmida e cerrado. A caatinga se localiza em toda a região norte, na área da depressão do São Francisco, e na serra do Espinhaço. Resta para o cerrado a porção ocidental e para a floresta tropical úmida, o sudeste. Mapa do Estado da Bahia

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta