Menu fechado
Mapa do Estado da Paraíba Brasil Vestibular1

Mapa do Estado da Paraíba

Mapa do Estado da Paraíba

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa da Paraíba

Estado da Paraíba – Capital João Pessoa
População estimada 2016 3.999.415
População 2010 3.766.528
Área 2015 (km²) 56.468,427
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 66,70
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 776
Número de Municípios 223

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado da Paraíba

Mais Informações

Situação geográfica – leste da região Nordeste. O litoral paraibano possui 138 quilômetros de extensão, com 55 praias, e se estende desde a divisa com o estado do Rio Grande do Norte até a divisa com Pernambuco. São a Área de Preservação Permanente a Mata do Buraquinho, a Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, Reserva Ecológica Guaribas, a Reserva Extrativista Acaú-Goiana, a Terra Indígena Jacaré de São Domingos e a Terra Indígena Potiguara. Limites: Rio Grande do Norte (N); oceano Atlântico (L); Pernambuco (S); Ceará (O). Seu território está inserido na Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental.

Características: baixada (litoral); planalto da Borborema (centro) e planalto Ocidental (O). A vegetação do estado é, tal como o clima, variada conforme o relevo. O relevo da Paraíba é diversificado, o relevo é formado por depressões situadas entre os tabuleiros e o Planalto da Borborema, com altitudes entre trezentos e oitocentos metros. Por último, no sertão, há a Depressão Sertaneja e varia desde planícies no litoral a depressões no sertão.

Economia – agricultura, indústria, pecuária e turismo.
Agricultura: cana-de-açúcar, abacaxi, mandioca, milho, inhame, feijão, algodão herbáceo, algodão arbóreo e banana.
Pecuária e criações: bovinos, suínos, ovinos e eqüinos.
Indústria: alimentícia, têxtil, de açúcar e álcool.
Hora local (em relação a Brasília): a mesma.
Colonização: portugueses e africanos.
Habitante: paraibano.

Clima: tropical. Devido à sua proximidade com a Linha do Equador a Paraíba possui um clima quente, com temperaturas elevadas durante todo o ano. Mais para o interior, após a Serra da Borborema, o clima abundante é o semiárido.

Cidades principais: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux e Souza. A capital e cidade mais populosa é João Pessoa. Está dividido em quatro mesorregiões, 23 microrregiões e 223 municípios. No sertão, especialmente após a formação do Planalto da Borborema, a formação vegetal mais abundante é a caatinga, formada por espécies de árvores, como a baraúna, e arbustos, como mandacaru e xique-xique.

Rios principais: Paraíba, Pianco, Piranhas, Taperoá, Mamanguape, Curimataú, do Peixe, Camaratuba, Espinharas, Miriri e Gramame. A Baía da Traição, encontra-se preservada até os dias atuais uma reserva indígena dos índios potiguara. Mapa do Estado da Paraíba

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também