Menu fechado
Mapa do Estado de Alagoas Brasil Vestibular1

Mapa do Estado de Alagoas

Mapa do Estado de Alagoas

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado de Alagoas

Alagoas – Capital Maceió
População estimada 2016 3.358.963
População 2010 3.120.494
Área 2015 (km²) 27.848,158
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 112,33
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 598
Número de Municípios 102

 

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado de Alagoas

Mais Informações

Demografia
Cor/Raça Porcentagem: Brancos 36%, Negros 3%, Pardos 59%. A população branca do estado é descendente em sua grande parte de portugueses. Os pardos são compostos da mistura entre negros, índios e brancos. Os índios não apareceram na pesquisa, embora haja presença indígena no interior do estado. Os autodeclarados negros perfazem o menor grupo étnico alagoano. Tem um expressivo número de estrangeiros, principalmente da Itália, Portugal, Espanha e Inglaterra, tem procurado residência em Alagoas, estabelecendo-se principalmente na região litorânea, atraídos pelas belezas naturais.

Economia – indústria, agricultura, pecuária, petróleo.
Agricultura: abacaxi, manga, coco, cana-de-açúcar, feijão, fumo, mandioca, arroz, milho.
Pecuária e criações: eqüinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
Minérios: sal-gema, gás natural e petróleo.
Indústria: química, açúcar e álcool, cimento e alimentícia.
Habitante: alagoano.
Área: 29.106 km².
Características: terrenos arenosos (litoral); planaltos com poucas serras e picos (CO); maiores altitudes no planalto da Borborema, 600 m (N).
Clima: tropical.
Cidades principais: Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Rio Largo.
Rios principais: São Francisco, Mundaú e Paraíba do Meio.

Situação geográfica – leste da região Nordeste. Três tipos de cobertura vegetal, em grande medida modificados pela ação do homem, revestiam o território alagoano: a floresta tropical na porção úmida do estado (microrregião da mata alagoana); o agreste, vegetação de transição para um clima mais seco, no centro; e a caatinga, no oeste. A parte oriental do estado possui clima quente com chuvas de outono-inverno abundantes.

Limites: Pernambuco (N e NO); Sergipe (S); Bahia (SO) e oceano Atântico (L). Três tipos de cobertura vegetal, revestem o território alagoano: a floresta tropical na porção úmida do estado, o agreste, vegetação de transição para um clima mais seco, no centro e a caatinga no oeste. Região está incluída no chamado Polígono das Secas, com as estações do ano são perfeitamente definidas pela periodicidade das chuvas. Mapa do Estado de Alagoas.

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também