Menu fechado
Mapa do Estado de Goiás Brasil Vestibular1

Mapa do Estado de Goiás

Mapa do Estado de Goiás

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa de Goiás

Goiás – Capital Goiânia
População estimada 2016 6.695.855
População 2010 6.003.788
Área 2015 (km²) 340.110,385
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 17,65
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 1.077
Número de Municípios 246

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado de Goiás

Mais Informações

Situação geográfica – leste da região Centro-Oeste. O estado de Goiás está localizado no Planalto central brasileiro, entre chapadas, planaltos, depressões e vales. Limites: Tocantins (N); Minas Gerais (L e SE); Bahia (L); Mato Grosso do Sul (SO) e Mato Grosso (O). As maiores altitudes localizam-se a leste e a norte, na Chapada dos Veadeiros (1.784 metros), na Serra dos Cristais (1.250 metros) e na Serra dos Pireneus (1.395 metros).

A expansão da agropecuária tem causado graves prejuízos ao cerrado goiano. As matas ciliares estão sendo destruídas e as reservas permanentes sendo desmatadas, para ceder espaço para o gado bovino e as plantações. O crescimento demográfico no estado acentuou-se após a fundação das cidades de Goiânia, em 1933, e Brasília, em 1960. Colonização: portugueses, migrantes paulistas, baianos, mineiros e maranhenses. Cidades principais: Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Itumbiara, Jataí e Luziânia. Goiânia é a capital e maior cidade do estado, assim como sede da Região Metropolitana de Goiânia, a única no estado.

Economia – comércio, indústria, pecuária, agricultura.
Agricultura: arroz, café, algodão, feijão, milho, soja, sorgo, trigo, cana-de-açúcar e tomate.
Pecuária e criações: bovinos, suínos, bubalinos, eqüinos, asininos, ovinos e aves.
Habitante: goiano.
Hora local (em relação a Brasília): a mesma.
Minérios: água mineral, amianto, calcário, fosfato, níquel, ouro, cianita, talco, manganês, nióbio, vermiculita, carbonato de níquel e pó calcário.
Indústria: mineração, alimentícia, confecção, mobiliário, metalúrgica e madeireira.

Características: planaltos e chapadas. Com exceção da região do Mato Grosso Goiano, onde domina uma pequena área de floresta tropical em que existem árvores de grande porte aproveitadas pela indústria, como o mogno, jequitibá e peroba, o território goiano apresenta a típica vegetação do Cerrado. Exemplos de árvores do cerrado são: lobeira, mangabeira, pequizeiro, e de algumas plantas medicinais, como a caroba e a quineira.

Clima: tropical semiúmido. Basicamente, há duas estações bem definidas: a chuvosa, que vai de outubro a abril, e a seca, que vai de maio a setembro. O índice de chuvas segue o regime das temperaturas. A fauna em Goiás é riquíssima, destacando-se animais de variadas espécies, como capivaras e antas, as margens de rios e riachos. Nas matas: onças, tamanduás, macacos e animais típicos do cerrado, como a ema e a seriema.

Rios principais: Paranaíba, Aporé, Araguaia, São Marcos, Corumbá, Claro, Paranã, dos Bois, das Almas, Vermelho, Verdão e Maranhão. Goiás é banhado por quatro bacias hidrográficas: a Bacia do rio Paraná, a Bacia do Tocantins, a Bacia do rio Araguaia e uma pequena porção da Bacia de São Francisco à leste do estado.

Principais Lagos e lagoas: Lagoa Feia, Lagoa Formosa, Lagoa Piratininga, Lagoa dos Tigres, Lagoa Santa, Lago do Ribeirão ou Lago Caçu, Lagoa Bonita, Lago Azul, Lago do Acará, Lago de Cachoeira Dourada, Lago do Rio Verdinho, Lago do Iú, Lago de Serra da Mesa, Lago de Cana Brava, Lago das Brisas e lago Por do sol.

Mapa do Estado de Goiás

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também