Menu fechado
Mapa do Estado de Mato Grosso Brasil vestibular1

Mapa do Estado de Mato Grosso

Mapa do Estado de Mato Grosso

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa de Mato Grosso

Mato Grosso – Capital Cuiabá
População estimada 2016 3.305.531
População 2010 3.035.122
Área 2015 (km²) 903.198,091
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 3,36
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 1.055
Número de Municípios 141

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado de Mato Grosso

Mais Informações

Características: planaltos com chapadas (N); planícies inundáveis (NE) e Pantanal Mato-Grossense (S). O relevo apresenta grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas sedimentares. Abrange três regiões distintas: na porção centro-norte do estado, a dos chapadões sedimentares e planaltos cristalinos, que integram o Planalto Central Brasileiro; a do planalto arenito-basáltico, localizada no sul, parte do Pantanal Mato-Grossense, baixada da porção centro-ocidental. Ao sul do Planalto Brasileiro, situa-se o divisor de águas entre as bacias dos rios Paraguai e Amazonas, constituído em parte pela Chapada dos Parecis. A maior parte da área é drenada pelos rios da Bacia amazônica. Limites: Amazonas, Pará (N); Tocantins, Goiás (L); Mato Grosso do Sul (S); Rondônia e Bolívia (O).

Situação geográfica – oeste da região Centro-Oeste. Tem a porção norte de seu território ocupada pela Amazônia Legal, sendo o sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil. Extensas planícies e amplos planaltos, a maior parte (74%) se encontra abaixo dos 600 metros de altitude.

Economia – indústria extrativista (madeira, borracha), agricultura e pecuária.
Pecuária e criações: bovinos, galináceos e suínos.
Minérios: calcário, estanho e ouro.
Indústria: metalúrgica e alimentícia.
Hora local (em relação a Brasília): -1h.

Cidades principais: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Juína, Campo Verde, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Cáceres, Sorriso, Primavera do Leste, Barra do Garças, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Pontes, Lacerda e Barra do Bugres.

Clima: tropical. Prevalece o tropical super-úmido de monção, com elevada temperatura média anual e alta pluviosidade, e o tropical, com chuvas de verão e inverno seco. Em lugares elevados, como a Chapada dos Guimarães e a Serra do Monte Cristo, o clima é subtropical.

Rios principais: Juruena, Teles Pires, Xingu, Araguaia, Paraguai, Piqueri, São Lourenço, das Mortes e Cuiabá. A drenagem da região se faz por meio de dois sistemas, os dos rios Amazonas e Paraguai. Ao primeiro, pertencem o Juruena e o Teles Pires (formadores do Tapajós), além do Xingu e do Araguaia, este na fronteira com Goiás. O principal afluente do Rio Paraguai no estado é o Rio Cuiabá.

Colonização: espanhóis, portugueses, paraguaios e bolivianos. Mato Grosso é o décimo-oitavo Estado mais populoso do Brasil e concentra 1,6% da população brasileira. Habitante: Mato-grossense.

O estado do Mato Grosso, um dos campeões do desmatamento no Brasil e no mundo, era revestido por uma vegetação em que predominavam as florestas, como prosseguimento da mata amazônica. Agricultura: cana-de-açúcar, soja, arroz, milho e mandioca. Quanto à Ecologia, temos as seguintes unidades de conservação a nível federal: Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Estação Ecológica de Taiamã, Estação Ecológica da Serra das Araras, Parque Nacional do Cristalino, Parque Nacional do Xingu, Área de Proteção Ambiental Meandros do Araguaia, Parque Nacional do Juruena e Parque Nacional dos Campos Amazônicos.

Mapa do Estado de Mato Grosso

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também