Menu fechado
Mapa do Estado de Minas Gerais Brasil Vestibular1

Mapa do Estado de Minas Gerais

Mapa do Estado de Minas Gerais

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa de Minas Gerais

Minas Gerais – Capital Belo Horizonte
População estimada 2016 20.997.560
População 2010 19.597.330
Área 2015 (km²) 586.521,235
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 33,41
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 1.128
Número de Municípios 853

 

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado de Minas Gerais

Mais Informações

Situação geográfica – noroeste da região Sudeste. A maior parte do território mineiro apresenta altitudes de 900 a 1 500 metros, tendo planaltos com escarpas e depressões. O ponto mais alto do estado é o Pico da Bandeira. As formas de relevo existentes são divididas nos tipos de unidades geomorfológicas: planalto Cristalino, serra do Espinhaço, depressão do rio São Francisco, planalto do São Francisco e planalto do Paraná.

Características: planaltos com escarpas na serra da Mantiqueira (L, S, SE e Triângulo Mineiro); serra do Espinhaço, com declínio no sentido N-S (centro). O planalto do São Francisco é composto por chapadões acidentados por vales, sendo cortado por rios como o da Prata, Tijuco e o Araguari. Apresenta depressões nos vales dos rios Jequitinhonha e Doce.

Limites: Limita-se ao sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com o Mato Grosso do Sul, a noroeste com Goiás e Distrito Federal, a norte e nordeste com a Bahia, a leste com o Espírito Santo e a sudeste com o Rio de Janeiro. Bahia (N e NE); Espírito Santo (L); Rio de Janeiro (S e SE); São Paulo (S e SO); Mato Grosso do Sul (O) e Goiás (O e NO).
Economia – indústria, pecuária e agricultura.
Agricultura: milho, soja, café, arroz, feijão, alho, algodão, cana-de-açúcar, mandioca, abacaxi e banana.
Colonização: portugueses e migrantes paulistas.
Indústria: têxtil, confecção, metalúrgica, material elétrico, construção civil, mineração, siderúrgica, transformação de minerais não metálicos e agroindústria.
Pecuária e criações: bovinos, suínos, aves e eqüinos.
Minérios: ferro, alumínio, zinco, calcário, fosfato, ouro e água mineral.
Hora local (em relação a Brasília): a mesma.
Habitante: mineiro.

Clima: tropical. Possui clima tropical, que varia de mais frio e úmido no sul até semiárido em sua porção setentrional. O estado sofre influência de frentes frias durante todo o ano. No Triângulo Mineiro, na Zona da Mata, Vale do Rio Doce e em quase toda a metade norte do estado, tendo estação seca no inverno e chuvas abundantes no verão.

Cidades principais: Belo Horizonte, Sete Lagoas, Uberlândia, Divinópolis, Contagem, Santa Luzia, Juiz de Fora, Ibirité, Betim, Poços de Caldas, Montes Claros, Patos de Minas, Ribeirão das Neves, Pouso Alegre, Uberaba, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Barbacena, Ipatinga e Sabará.

Devido à grande quantidade de nascentes, o estado é conhecido como a caixa-d’água do Brasil. O estado também abriga a nascente de alguns dos principais rios do Brasil, o que o coloca em posição estratégica no que se refere aos recursos hídricos nacionais. Rios principais: São Francisco, Jequitinhonha, Doce, Grande, Paranaíba, Mucuri, Pardo.

A vegetação é densa e, devido ao elevado índice pluviométrico, bastante verde, sendo possível encontrar bromélias, cipós, samambaias, orquídeas e líquens e, na fauna, macacos, preguiças, capivaras, onças, araras, papagaios e beija-flores. Mapa do Estado de Minas Gerais

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também