Menu fechado
Mapa do Estado de Pernambuco Brasil Vestibular1

Mapa do Estado de Pernambuco

Mapa do Estado de Pernambuco

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado do Pernambuco

Pernambuco – Capital Recife
População estimada 2016 9.410.336
População 2010 8.796.448
Área 2015 (km²) 98.076,001
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 89,62
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 822
Número de Municípios 185

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado de Pernambuco

Mais Informações

Economia – agricultura, pecuária e indústria. O nível de desenvolvimento social pernambucano é superior ao dos países menos avançados, mas ainda está abaixo da média brasileira. Indústria: alimentícia, química, metalúrgica, material eletrônico, têxtil, minerais não metálicos e comunicações.

Situação geográfica – centro-leste da região Nordeste. Possui paisagens variadas: serras, planaltos, brejos, semiaridez e diversificadas praias. O estado tem 187 km de litoral, com altitude crescente da costa ao sertão. As planícies litorâneas têm altitude de até 200 metros, apresentando relevo peneplano (mamelonar), e alguns pontos do Planalto da Borborema ultrapassam os 1.000 m de altitude. Limites: Paraíba (N); Ceará (NO); oceano Atlântico (L); Alagoas (S e SE); Bahia (S) e Piauí (O).

O maior aglomerado urbano do estado é a Região Metropolitana do Recife, que além da capital possui mais 13 municípios, Cidades principais: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Paulista, Petrolina, Cabo e Vitória de Santo Antão.

Agricultura: algodão arbóreo, cana-de-açúcar, cebola, mandioca, milho, feijão e tomate.
Pecuária e criações: bovinos, suínos, caprinos e aves.
Minérios: gipsita, calcário e água mineral.
Habitante: pernambucano.
Características: baixada, com várzeas e lagos (litoral) e planaltos nas demais regiões.
Hora local (em relação a Brasília): a mesma.
Colonização: portugueses, índios e africanos.

A cobertura vegetal de Pernambuco é composta por floresta tropical perene, floresta tropical semidecídua e caatinga. A floresta tropical (Mata Atlântica) recobria outrora toda a área situada a leste da encosta oriental do Planalto da Borborema, razão pela qual a região passou a denominar-se Zona da Mata.

Clima: tropical. Ou dois tipos de clima: o tropical úmido (predominante no litoral) e o semiárido, no centro-oeste do estado há regiões que apresentam climas como o semiárido muito quente.

Hidrografia
Rios principais: São Francisco, Capibaribe, Ipojuca, Una, Pajeú e Jaboatão. A Cachoeira do Urubu, no município de Primavera, são dois os domínios hidrográficos que dividem o estado do Pernambuco. O primeiro compreende pequenas bacias hidrográficas independentes formadas por rios litorâneos que correm diretamente para o oceano Atlântico, formando as bacias dos rios Goiana, Capibaribe, Ipojuca, Beberibe, Camarajibe e Una. O segundo domínio é constituído pela porção pernambucana da bacia do rio São Francisco

Em Pernambuco, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade administra 11 unidades de conservação: dois parques nacionais, uma estação ecológica, uma floresta nacional, três áreas de proteção ambiental, uma reserva extrativista e três reservas biológicas. Mapa do Estado de Pernambuco

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também