Menu fechado
Mapa do Estado de Rondônia Brasil Vestibular1

Mapa do Estado de Rondônia

Mapa do Estado de Rondônia

Rondônia – Capital Porto Velho
População estimada 2016 1.787.279
População 2010 1.562.409
Área 2015 (km²) 237.765,376
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 6,58
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 822
Número de Municípios 52

 

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado de Rondônia

Mais Informações

Rondônia está localizado na região Norte e tem como limites os estados do Mato Grosso a leste, Amazonas a norte, Acre a oeste e a República da Bolívia a oeste e sul. Cerca de setenta por cento da superfície de Rondônia é recoberta pela floresta pluvial amazônica. Os restantes correspondem a cerrados e cerradões que revestem a superfície tabular do chapadão.

Em seu relevo compõem o quadro morfológico: o planalto cristalino, o chapadão e a planície aluvial. Na extremidade noroeste, encontramos a serra ou chapada dos Parecis e serra dos Pacaás Novos. O planalto cristalino ocupa a maior parte do estado. Possui terrenos ondulados, talhados em rochas cristalinas da encosta setentrional do planalto central brasileiro. O chapadão sobre o planalto cristalino, tem uma topografia em terrenos sedimentares e alcança os mais elevados níveis altimétricos. Causa preocupação o desmatamento, que se acelerou em meados da década de 1980, para a exploração de minérios.

A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta de migrantes oriundos de todas as regiões do país, as cidades importantes como Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Rolim de Moura e Vilhena. O estado é o terceiro mais rico da Região Norte, responsável por 11,7% do PIB da região.

O clima tropical úmido com estação seca pouco marcada. A temperatura mantém-se elevada durante todo o transcorrer do ano, com médias anuais superiores a 26 °C.

Todos os rios do estado pertencem à bacia do rio Madeira, afluente do Amazonas. O chapadão forma o divisor de águas entre os rios que correm diretamente para o Madeira e os da região ocidental, que correm para o Mamoré e o Guaporé. A Reserva Extrativista Rio Ouro Preto, localizada nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré e a Reserva Ecológica Nacional Ouro Preto do Oeste no Município de Ouro Preto do Oeste, região sudoeste do Estado.

Na região sul do Estado encontra-se a Reserva Natural do Guaporé e na fronteira com o Estado de Mato Grosso às margens do rio Ji-Paraná, encontra-se a Reserva Biológica Nacional do Jaru.

A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta de migrantes oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais destacam-se os paulistas, paranaenses, mineiros seguidos por gaúchos, capixabas e baianos.

TAGS
Capital, População, estimada, Área,Densidade demográfica,Rendimento nominal, domiciliar, per capita, população, residente, Número de Municípios, Economia, Agricultura, Pecuária , criações,  Indústria, Habitante, Cidades principais, Rios ,Hora local, Colonização. Mapa do Estado de Rondônia

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também