Menu fechado
Mapa do Estado de Santa Catarina Brasil Vestibular1

Mapa do Estado de Santa Catarina

Mapa do Estado de Santa Catarina

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa de Santa Catarina

Santa Catarina – Capital Florianópolis
População estimada 2016 6.910.553
População 2010 6.248.436
Área 2015 (km²) 95.737,895
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 65,27
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 1.368
Número de Municípios 295

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado de Santa Catarina

Mais Informações

Santa Catarina situa-se no sul do Brasil, em uma posição estratégica na Unasul, limitando com o Paraná a norte, Rio Grande do Sul a sul, o oceano Atlântico a leste e a Argentina a oeste. Limites: Paraná (N); oceano Atlântico (L); Rio Grande do Sul (S) e Argentina (O).

Características: terrenos baixos, enseadas e ilhas (litoral); serra do Mar (sentido N-S); planaltos nas demais regiões. Ao longo do litoral, aparecem planícies, terrenos baixos, enseadas e ilhas, compõem o quadro morfológico: a baixada litorânea, a serra do Mar, o planalto paleozoico e o planalto basáltico. As florestas, que ocupavam 65% do território catarinense, foram bastante reduzidas por efeito de devastação.

Situação geográfica – centro da região Sul. No centro-leste de Santa Catarina, surge a depressão periférica. No oeste, sudeste e centro do estado, onde as serras são mais comuns, o compartimento de relevo são os planaltos e Chapadas da bacia do Paraná. O estado possui em seu território o registro de mais de 600 espécies de aves, de 150 espécies de mamíferos, mais de 140 espécies de anfíbios e mais de 1150 espécies de Lepidoptera (borboletas e mariposas), além do registro de mais de 2 300 espécies de plantas vasculares.

Economia – indústria, extrativismo (minérios), agropecuária.
Agricultura: arroz, alho, cebola, tabaco, milho, banana, batata, trigo, feijão, mandioca, soja, maçã, tomate e cana-de-açúcar.
Pecuária e criações: aves, bovinos e suínos.
Minérios: carvão e fluorita.
Hora local (em relação a Brasília): a mesma.

Cidades principais: As cidades mais populosas de Santa Catarina são: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça. A capital é Florianópolis, contudo esse é um dos dois únicos casos no Brasil em que a capital não é a maior cidade do estado, sendo Joinville a maior.

Clima: temperado. O clima de Santa Catarina é subtropical úmido, apresentando variações onde as temperaturas médias variam bastante de acordo com o local. São mais baixas nas regiões serranas e mais elevadas no litoral, no sudeste e no oeste catarinense. Inteiramente ao sul do trópico de Capricórnio, localizado na zona temperada meridional do planeta.

Rios principais: Uruguai, Canoas, Pelotas, Negro, do Peixe, Itajaí, Iguaçu, Chapecó e Tubarão. O sistema da vertente do Atlântico é formado por bacias isoladas entre si, como as dos rios Itajaí-Açu, Tubarão, Araranguá, Tijucas e Itapocu. Conta com duas bacias se unem para formar a bacia do Prata: a do rio Paraná, que tem como principal afluente o rio Iguaçu, e a do rio Uruguai.

Colonização: portugueses e europeus. A população do estado de Santa Catarina é formada por mais de cinquenta etnias, sendo as predominantes descendentes de portugueses, alemães, italianos e, em menor medida, eslavos (poloneses, sobretudo), índios e africanos. Habitante: catarinense ou barriga-verde. Mapa do Estado de Santa Catarina

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também