Menu fechado
Mapa do Estado de São Paulo Brasil Vestibular1

Mapa do Estado de São Paulo

Mapa do Estado de São Paulo

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa de São Paulo

Estado de São Paulo Capital São Paulo
População estimada 2016 44.749.699
População 2010 41.262.199
Área 2015 (km²) 248.221,996
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 166,23
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 1.482
Número de Municípios 645

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado de São Paulo

Mais Informações

Situação geográfica – Sudeste da região Sudeste. O estado apresenta um relevo relativamente elevado, possuindo 85% de sua superfície entre trezentos e novecentos metros de altitude, 8% abaixo dos trezentos metros e 7% acima dos novecentos metros. Limites: Minas Gerais (N e NE); Rio de Janeiro (NE); oceano Atlântico (L); Paraná (S) e Mato Grosso do Sul (O).

Características: planície estreita limitada a O pela serra do Mar, com rios e mangues (litoral) e planaltos nas demais regiões. A maior parte do seu território está situado na Bacia Sedimentar do Paraná, que possui solos basálticos, latossólicos, terras roxas e podzólicos e é formada pela Depressão Periférica e pelo Planalto Ocidental Paulista, ocupando quase a metade do território estadual, além das cuestas, formadas por rochas vulcânicas de basalto. O cerrado, que já cobriu 12% do território paulista, domina principalmente áreas do Centro-Oeste Paulista.

Economia – agricultura, pecuária, comércio, serviços e indústria.
Agricultura: cana-de-açúcar, laranja, milho, soja, banana, tomate, mandioca, batata, feijão, algodão e café.
Habitante: Paulista. Colonização: portugueses, índios, imigrantes europeus e orientais.
Pecuária e criações: bovinos, suínos e aves.
Minérios: calcário, caulim, dolomita, quartzito, ferro, talco, feldspato, manganês, chumbo, alumínio, diamante e cobre.
Indústria: material de transporte, metalúrgica, mecânica, alimentícia, material elétrico, vestuário, têxtil, química e minerais não metálicos.

Clima: Tropical. O clima tropical de altitude, predominante no território paulista, mais especificamente no centro do estado, é caracterizado por uma estação chuvosa no verão e outra seca no inverno. As geadas são comuns, principalmente em áreas mais elevadas, com altitude superior a oitocentos metros.

Cidades principais: São Paulo, Campinas, Guarulhos, Santo André, Osasco, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Araraquara, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba, Diadema e Jundiaí. Dos 645 municípios paulistas, apenas nove possuíam população superior a quinhentos mil habitantes (que concentravam 42,38% da população do estado).

Rios principais de São Paulo: A região hidrográfica do Atlântico Sudeste compreende, em geral, apenas pequenos rios que descem da Serra do Mar e atravessam a planície litorânea em direção ao oceano. Rios: Tietê, Paranapanema, Grande, Turvo, Pardo, do Peixe, Paraíba do Sul e Piracicaba.

Hora local (em relação a Brasília): A mesma. O fuso horário do estado segue o horário de Brasília, que é três horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich. Mapa do Estado de São Paulo

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também