Menu fechado
Mapa do Estado do Acre em Vestibular1

Mapa do Estado do Acre

Mapa do Estado do Acre

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado do Acre

Acre – Capital Rio Branco
População estimada 2016 816.687
População 2010 733.559
Área 2015 (km²) 164.123,712
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 4,47
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 752
Número de Municípios 22

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado do Acre

Mais Informações

Praticamente todo o relevo do estado do Acre se integra no baixo platô arenítico que domina a maior parte da Amazônia brasileira. Esses terrenos se inclinam, no Acre, de sudoeste para nordeste. No extremo oeste se encontra a Serra da Contamana ou do Divisor, ao longo da fronteira ocidental, com as maiores altitudes do estado (609 m). Cerca de 63% da superfície estadual fica entre 200 e 300m de altitude; 16% entre 300 e 609; e 21% entre 200 e 135.

Localiza-se a 70º00’00” de longitude oeste do Meridiano de Greenwich e a 09º00’00” de latitude sul da Linha do Equador e com fuso horário -5 horas em relação a hora mundial GMT. Dista 10º00’00” ao sul da Linha do Equador. No Brasil, o estado faz parte da região Norte, fazendo divisa com os estados do Amazonas e Rondônia e fronteira com dois países: Peru e Bolívia.

Economia – extrativismo (borracha e castanha), pecuária.
Agricultura: mandioca, arroz, banana e milho.
Pecuária e criações: bovinos, suínos, ovinos e galinhas.
Indústria: alimentícia, madeireira, cerâmica e mobiliário.
Habitante: acreano.
Cidades principais: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Brasiléia.
Rios Principais: Juruá, Tarauacá, Muru, Embirá, Xapuri, Purus, Iaco e Acre.
Hora local (em relação a Brasília): -2h.
Colonização: migrantes do Ceará (maioria).

O clima é quente e muito úmido, do tipo Am de Köppen, e as temperaturas médias mensais variam entre 24 °C e 27 °C, sendo a menor média da Região Norte. A Floresta Amazônica recobre todo o território estadual. Muito rica em seringueiras da espécie mais valiosa (Hevea brasiliensis) e Castanheiras (Bertholletia excelsa), a floresta garante ao Acre o lugar de maior produtor nacional de borracha e castanha. Os principais rios do Acre, navegáveis principalmente nas cheias (Juruá, Tarauacá, Envira, Purus, Iaco e Acre), atravessam o estado com cursos quase paralelos e que só vão confluir fora de seu território.

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também