Menu fechado
Mapa do Estado do Amapá Brasil Vestibular1

Mapa do Estado do Amapá

Mapa do Estado do Amapá

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado do Amapá

Amapá – Capital Macapá
População estimada 2016 782.295
População 2010 669.526
Área 2015 (km²) 142.828,523
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 4,69
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 849
Número de Municípios 16

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado do Amapá

Mais Informações

O estado do Amapá, em sua totalidade, é influenciado pelo clima equatorial superúmido, isso significa que ocorre uma grande quantidade de calor e umidade que favorece a propagação da biodiversidade. As temperaturas médias que ocorrem no Estado variam de 36°C a 20°C. Rios principais: Amazonas, Jari, Oiapoque, Araguari, Calçoene e Maracá.

Cerca de 39% da bacia hidrográfica do Estado faz parte da bacia do Amazonas. A rede hidrográfica do Amapá é formada por rios que desempenham um grande papel econômico na região desde a atividade pesqueira até o transporte hidroviário.

Economia – extrativismo (castanha-do-pará, borracha, madeira, mineração).
Agricultura: mandioca, arroz e milho.
Pecuária e criações: bubalinos, bovinos e suínos.
Minério: manganês.
Indústria: alimentícia, construção civil e mineração.
Habitante: amapaense.
Características: planície com mangues e lagos (litoral) e planaltos (maior parte do território).
Cidades principais: Macapá e Santana.

Clima: equatorial. A classificação oficial do clima do Amapá é “tropical superúmido”. O estado possui duas regiões climáticas principais. Uma delas é úmida (dois meses secos) e predominante sobre a maior parte do interior do estado – oeste, sul norte e toda a parte central. A outra é úmida (com três meses secos) e é registrada na maior parte do litoral – leste.

O estado do Amapá tem apresentado um grande crescimento populacional e sua situação geográfica – nordeste da região Norte. Apresenta basicamente três modalidades de relevo, são elas: Planície Litorânea: é caracterizada por ambientes propícios a inundações, pois a superfície é muito plana e dificulta a drenagem das águas. Planalto Cristalino: essa unidade de relevo predomina no Estado, ocupa grande parte do território, se localiza em uma região que concentra diversas serras, colinas e morros. Limites: Guiana Francesa (N); oceano Atlântico (L) e Pará (S e O). Mapa do Estado do Amapá

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também