Menu fechado
Mapa do Estado do Ceará Brasil Vestibular1

Mapa do Estado do Ceará

Mapa do Estado do Ceará

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado do Ceará

Ceará – Capital Fortaleza
População estimada 2016 8.963.663
População 2010 8.452.381
Área 2015 (km²) 148.887,632
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 56,76
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 680
Número de Municípios 184

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado do Ceará

Mais Informações

O Ceará possui uma das maiores e mais importantes faixas litorâneas do país do ponto de vista turístico, nos quais predominam os mangues e restingas, vegetação litorânea típica, além de áreas sem vegetação recobertas por dunas. É cercado por formações de relevo relativamente altas, como chapadas e cuestas. A oeste é delimitado pela Serra da Ibiapaba; a leste, parcialmente, pela Chapada do Apodi; ao sul, pela Chapada do Araripe; e, ao Norte, pelo Oceano Atlântico. Limites: oceano Atlântico (N); Rio Grande do Norte, Paraíba (L); Pernambuco (S) e Piauí (O).

Clima: tropical. As secas são periódicas, e, desde que a ocupação territorial foi consolidada, a população tenta resolver o problema da escassez de água. O clima do Ceará é predominantemente semiárido, com pluviosidades que, em trechos da região dos Inhamuns, podem ser menores que 500 mm, mas também podem se aproximar de 1 000 mm em outras áreas caracterizadas pelo clima semiárido brando, a exemplo da área semiárida do Cariri e nas cidades relativamente próximas à faixa litorânea. Atualmente, existem muitos órgãos do governo cearense voltados para a problemática do clima.

Agricultura: feijão, milho, arroz, algodão herbáceo, algodão arbóreo, castanha de caju, cana-de-açúcar, mandioca, mamona, tomate, banana, laranja e coco-da-baía.
Minérios: ferro, água mineral, calcário, argila, magnésio, granito, petróleo, gás natural e sal marinho.
Habitante: cearense.
Situação geográfica – norte da região Nordeste.
Características: planalto (maior parte do território); planícies e várzeas (L, O).
Cidades principais: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Caucaia e Crato.
Hora local (em relação a Brasília): a mesma.
Colonização: portugueses, holandeses e migrantes nordestinos.

Rios principais: Jaguaribe, Salgado, Conceição, Acaraú, Banabuiú, Trussu, Pagoti e Piranji.
O território cearense é dividido em doze bacias hidrográficas, levando em consideração a divisão da grande bacia do rio Jaguaribe em Alto, Médio e Baixo Jaguaribe. As outras bacias cearenses são a do rio Acaraú, com um dos maiores reservatórios do estado; do rio Banabuiú; do rio Coreaú; do rio Curu; bacia do litoral, que drena boa parte da costa norte e oeste.

O Governo do Ceará mantém 13 áreas de conservação. O Parque Ecológico do Cocó e o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio são os parques estaduais do Ceará. Atualmente a mata atlântica ocupa apenas 1,2% do território estadual, tendo sido bem mais extensa no passado, mas 44% do restante está em áreas de preservação, o que, porém, não tem garantido sua total conservação.

Economia – extrativismo (vegetal, mineral) e indústria. As praias mais famosas do Ceará são a Praia de Jericoacoara, a Praia de Canoa Quebrada e a Praia do Porto das Dunas, as quais se destacaram por terem alcançado fama internacional. Pecuária e criações: bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves. Indústria: mineração, vestuário, alimentícia, metalúrgica, têxtil, química e calçados.

As regiões mais áridas se situam na Depressão Sertaneja, a oeste e sudeste. Próximo ao litoral, a influência dos ventos alísios propicia um clima subúmido, a partir do qual surge vegetação mais densa, com forte presença de carnaubais, que caracterizam trechos de mata dos cocais. O estado está no domínio da caatinga, com período chuvoso restrito a cerca de quatro meses do ano e alta biodiversidade adaptada. Mapa do Estado do Ceará

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também