Menu fechado
Mapa do Estado do Espírito Santo Brasil Vestibular1

Mapa do Estado do Espírito Santo

Mapa do Estado do Espírito Santo

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado do Espírito Santo

Espírito Santo – Capital Vitória
População estimada 2016 3.973.697
População 2010 3.514.952
Área 2015 (km²) 46.089,390
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 76,25
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 1.074
Número de Municípios 78

 

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado do Espírito Santo

Mais Informações

O Espírito Santo está incluído em sua totalidade no bioma da Mata Atlântica, apresentando desde fitofisionomias florestais em áreas com altitude menor, até fitofisionomias abertas, em áreas com maior altitude. A zona serrana, localizada em terras altas e vales do interior ao sul do rio Doce principalmente, possui desde florestas com muita vegetação rasteira. Características: baixada, 40% do território (litoral); serra (interior).

Limites: Bahia (N); oceano Atlântico (L); Rio de Janeiro (S) e Minas Gerais (O). Cerca de 40% do território do estado encontra-se em uma faixa de planície, porém a variação das altitudes é bem grande. O relevo apresenta-se dividido em duas regiões distintas: A Baixada Espírito-Santense e a Serra do Castelo, na qual fica o Pico da Bandeira com 2.892 m, na serra de Caparaó.

O estado possui um litoral mais recortado no centro-sul, e mais mar aberto no norte, o que faz a maior parte das ilhas se concentrarem na parte central do estado, porém o estado possui várias ilhas. O estado também é conhecido por possuir diversos locais que servem para armazenamento dos ovos de Tartarugas-marinhas.

Economia – agricultura e indústria.
Agricultura: café, feijão, milho, arroz, abacaxi, banana, mandioca e cacau.
Hora local (em relação a Brasília): a mesma.
Pecuária e criações: bovinos, suínos e aves.
Minérios: petróleo, gás natural e calcário.
Indústria: química, alimentícia, madeireira, metalúrgica e de mineração.
Habitante: capixaba.

Situação geográfica – leste da região Sudeste. A maior parte do estado caracteriza-se como um planalto, parte do maciço Atlântico. Na região fronteiriça com Minas Gerais, transforma-se em área serrana, o rebordo do planalto apresenta-se como zona montanhosa muito recortada pelo trabalho dos rios, que, nela, abriram profundos vales. Cidades principais: Vitória, Cachoeiro do Itapemirim, Vila Velha, Cariacica e Serra.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, considerado como “elevado” pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Colonização: portugueses, holandeses, alemães e italianos. A população do estado, assim como no resto do Brasil, foi formada por elementos indígenas, africanos e europeus.

Clima: predominantemente tropical. Mas tem dois tipos principais de climas, o tropical chuvoso e o mesotérmico úmido. O primeiro domina nas terras baixas e caracterizam-se por temperaturas elevadas durante todo o ano. O tipo Am, das florestas pluviais, com chuvas e com uma estação seca pouco pronunciada, ocorre no litoral norte, no sopé da serra e na região de Vitória; o tipo Aw, ocorre no resto das terras baixas. O clima mesotérmico úmido, sem estação seca, surge na região serrana do sul do estado. Caracteriza-se por temperaturas baixas no inverno.

Rios principais: Doce, São Mateus, Itaúna, Cachoeiro e Jacu. Os principais rios do estado são, de norte para o sul, o Itaúnas, o São Mateus, o Doce e o Itapemirim, que correm de oeste para leste, isto é, da serra para o litoral. O mais importante deles é o Doce, que nasce em Minas Gerais e divide o território espírito-santense em duas partes quase iguais. Maps do Estado do Espírito Santo

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também