Mapa do Estado do Maranhão - Vestibular1

Mapa do Estado do Maranhão

Mapa do Estado do Maranhão

Mapa do Estado do Maranhão

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Maranhão

Maranhão – Capital São Luis
População estimada 2016 6.954.036
População 2010 6.574.789
Área 2015 (km²) 331.936,955
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 19,81
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 509
Número de Municípios 217

 

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado do Maranhão

Mais Informações

Situação geográfica – oeste da região Nordeste. Localizado entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, o Maranhão possui uma grande diversidade de ecossistemas. A baixada litorânea é dominada por um relevo cujos acidentes geográficos são colinas e tabuleiros, que se dividem em arenitos que pertencem à série Barreiras. Limites: oceano Atlântico (N); Piauí (L); Tocantins (S e SO) e Pará (O).

Características: costa recortada (baía de São Marcos); planície costeira, dunas (litoral) e planaltos. O Maranhão tem o privilégio de possuir, devido a exuberante mistura de aspectos da geografia, a maior diversidade de ecossistemas de todo o País.

Agricultura: mandioca, arroz, milho, soja e feijão.
Pecuária e criações: bovinos, suínos, caprinos, eqüinos, aves e asininos.
Hora local (em relação a Brasília): a mesma.
Minérios: calcário.
Indústria: transformação de alumínio e alumina, alimentícia e madeireira.

A Vegetação do Maranhão é composta basicamente de floresta, campos e cerrados. São ocupadas pelas florestas a totalidade da porção norte-ocidental do estado, isto é, muitas partes estão situadas na parte ocidental do rio Itapecuru.

Clima: predomina o tropical. Mas existem três tipos distintos de clima: o tropical superúmido de monção, o tropical com chuvas de outono e o tropical com chuvas de verão. São apresentados pelos três as semelhanças que existem entre os três regimes térmicos, com elevação das temperaturas médias anuais.

Cidades principais: São Luís, Imperatriz e Caxias. A capital e cidade mais populosa do Maranhão é São Luís. Outros municípios com população superior a cem mil habitantes são Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia e Bacabal.

Rios principais: Tocantins, Gurupi, Pindaré, Mearim, Parnaíba, Turiaçu e Itapecuru. As bacias hidrográficas do estado é feita da parte meridional para a parte setentrional por meio da quantidade de rios independentes que deságuam no oceano Atlântico: Gurupi, Turiaçu, Pindaré, Mearim, Itapecuru e Parnaíba. Na parte sul-ocidental do estado uma pequena parte das águas escoadas dirige-se para a parte ocidental. São integrados no sudoeste pequenos afluentes que deságuam na margem oriental do rio Tocantins. Veja a lista de rios do Maranhão.

Colonização: franceses, portugueses e africanos. Cerca de setenta por cento dos maranhenses vivem em áreas urbanas. Habitante: maranhense.

Polos turísticos, são eles: o polo turístico de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Delta do Parnaíba (o terceiro maior delta oceânico do mundo) e o polo da Floresta dos Guarás.

Economia – indústria, serviços, extrativismo (babaçu), agricultura. A agricultura e a pecuária são atividades importantes na economia do Maranhão, além da pesca, que lhe dá a liderança na produção de pescado artesanal do país. São Luís concentra grande parte do produto interno bruto do estado; a capital passa por um processo marcante de crescimento econômico. O turismo praticado nele pode ser classificado em dois tipos: turismo ecológico e turismo cultural/religioso. Mapa do Estado do Maranhão

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta