Menu fechado
Mapa do Estado do Mato Grosso do Sul Brasil Vestibular1

Mapa do Estado do Mato Grosso do Sul

Mapa do Estado do Mato Grosso do Sul

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul – Capital Campo Grande
População estimada 2016 2.682.386
População 2010 2.449.024
Área 2015 (km²) 357.145,534
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 6,86
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 1.045
Número de Municípios 79

 

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado ddo Mato Grosso do Sul

Mais Informações

O estado de Mato Grosso do Sul está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil e tem como limites Goiás ao nordeste, Minas Gerais ao leste, Mato Grosso ao norte, Paraná ao sul, São Paulo ao sudeste, Paraguai ao oeste e sul e a Bolívia ao noroeste. Limites: Mato Grosso (N); Goiás, Minas Gerais (NE); São Paulo (L); Paraná (SE); Paraguai (S e SO) e Bolívia (O).

Características: pantanal (extremo oeste); planícies (NO); planaltos, com escarpas nas serras do Bodoquena (L). O Relevo de Mato Grosso do Sul é formado por planaltos,patamares e chapadões,todos inseridos nas bacias dos rios Paraná e Paraguai. Situação geográfica – sul da região Centro-Oeste.

A extremidade ocidental do estado é coberta pelo Pantanal; o noroeste cobre as planícies; e o leste cobre os planaltos com as serras escarpadas da Bodoquena. Os cerrados recobrem a maior parte do estado, mas também destaca-se a Floresta Estacional Semidecidual. Há ainda a presença de pampas e Mata Atlântica. Na planície do Pantanal, no oeste do estado, durante o período de cheias do Rio Paraguai , a região vira a maior região alagadiça do planeta.

Agricultura: algodão herbáceo, arroz, cana-de-açúcar, feijão, mandioca, milho, soja e trigo.
Pecuária e criações: bovinos, suínos, eqüinos, ovinos e galináceos.
Minérios: ferro, manganês e calcário.
Indústria: alimentícia, de cimento e de mineração.
Hora local (em relação a Brasília): -1h.
Cidades principais: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

Economia – agricultura, extração mineral, agroindústria e cimento. As principais atividades econômicas são agricultura (soja, milho, algodão, arroz, cana-de-açúcar); a pecuária (gado bovino); a mineração (ferro, manganês, calcário); e a indústria (alimentícia, de cimento, de mineração). A região onde Mato Grosso do Sul está localizado contribui muito para o seu desenvolvimento econômico, pois é vizinho de grandes centros produtores e consumidores do Brasil: Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de fazer fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Clima: tropical. Na maior parte do território do estado predomina o clima do tipo tropical ou tropical de altitude, com chuvas de verão e inverno seco. No extremo meridional ocorre o clima subtropical, em virtude de uma latitude mais elevada.

A linha de divisa com o estado de Mato Grosso segue limites naturais formados por vários rios e camalotes. Rios principais: Paraguai, Paraná, Paranaíba, Miranda, Aquidauana, Taquari, Negro, Apa e Correntes. Pelo Rio Paraguai escoam as águas da planície do Pantanal e terrenos periféricos.

As migrações de contingentes oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Colonização: espanhóis, franceses, migrantes paulistas e nordestinos. Habitante: Sul-mato-grossense. Mapa do Estado do Mato Grosso do Sul

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também