Menu fechado
Mapa do Estado do Piauí Brasil vestibular1

Mapa do Estado do Piauí

Mapa do Estado do Piauí

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado do Piauí

Piauí – Capital Teresina
População estimada 2016 3.212.180
População 2010 3.118.360
Área 2015 (km²) 251.611,934
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 12,40
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 729
Número de Municípios 224

 

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado do Piauí

Mais Informações

Limites: oceano Atlântico (N); Ceará, Pernambuco (L); Bahia (SE e S); Tocantins (SO) e Maranhão (O). O relevo piauiense abrange planícies litorâneas e aluvionares, nas faixas das margens do rio Parnaíba e de seus afluentes, que permeiam a parte central e norte do estado. Predominam quatro classes de vegetação: caatinga, cerrado, floresta estacional semidecidual e a mata de cocais. Ao longo das fronteiras com o Ceará, Pernambuco e Bahia, nas chapadas de Ibiapaba e do Araripe, a leste e da Tabatinga e Mangabeira, ao sul, encontram-se as maiores altitudes da região, situadas em torno de novecentos metros de altitude.

Situação geográfica – noroeste da região Nordeste. Características: terrenos baixos e arenosos (litoral); planalto (CL); planícies do rio Parnaíba (sentido N-S) e pediplanos (SE). Cidades principais: Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.

Economia – indústria, pecuária e agricultura.
Agricultura: algodão herbáceo, alho, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, mamona, mandioca, melancia, milho, soja e tomate.
Pecuária e criações: bovinos, suínos, caprinos, eqüinos, asininos, muares, bubalinos, ovinos e galináceos.
Hora local (em relação a Brasília): a mesma.
Colonização: paulistas e baianos.
Minérios: ardósia, argila, caulim, calcário, gipsita, mármore, saibro e vermiculita.
Indústria: química, têxtil, alimentícia, moveleira e de bebidas.
Habitante: piauiense.

Rios principais: Parnaíba, Poty, Canindé, Piauí, São Nicolau e Gurguéia. Entre essas zonas elevadas e o curso dos rios que permeiam o estado, como, por exemplo, o Gurgueia, o Fidalgo, o Uruçuí Preto e o Parnaíba, encontram-se formações tabulares, contornadas por escarpas íngremes, resultantes da áreas erosivas das águas. Contam com apenas um rio perene, o rio São Francisco, com aproximadamente 1 800 quilômetros dentro de seus territórios, o Piauí conta com o rio Parnaíba e com alguns de seus afluentes, entre eles o Uruçuí Preto e o Gurgueia, que, somando-se seus cursos permanentes, ultrapassam 2 600 km de extensão.

Clima: tropical. Com duas tipologias climáticas ocorrem no estado. A primeira, como tropical quente e úmido, domina a maior parte do território variando entre 25 e 27 °C. O segundo tipo de clima predomina na porção sudeste do estado, sendo classificado como semiárido quente. As chuvas ocorrem durante o verão. Mapa do Estado do Piauí

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também