Mapa do Estado do Rio de Janeiro - Vestibular1

Mapa do Estado do Rio de Janeiro

Mapa do Estado do Rio de Janeiro

Mapa do Estado do Rio de Janeiro

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Capital Rio de Janeiro
População estimada 2016 16.635.996
População 2010 15.989.929
Área 2015 (km²) 43.781,566
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 365,23
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 1.285
Número de Municípios 92

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado do Rio de Janeiro

Mais Informações

O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Cidades principais: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda. Situação geográfica – Leste da região Sudeste.

Faz parte do bioma da Mata Atlântica brasileira, tendo em seu relevo montanhas e baixadas localizadas entre a Serra da Mantiqueira e Oceano Atlântico, destacando-se pelas paisagens diversificadas, com escarpas elevadas à beira-mar, restingas, baías, lagunas e florestas tropicais. A vegetação original do estado inclui a Mata Atlântica, restingas, manguezais e campos de altitude. Devido à ocupação agropastoril, o desmatamento a modificou sensivelmente. Atualmente, as florestas ocupam um décimo do território fluminense, concentrando-se principalmente nas partes mais altas das serras.

Clima: Tropical. Predominam no estado do Rio de Janeiro os climas tropical (nas baixadas) e tropical de altitude (nos planalto). Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, domina o clima tropical semiúmido, com chuvas abundantes no verão, que é muito quente e invernos secos, com temperaturas amenas.

Economia – Indústria e turismo.
Agricultura: Cana-de-açúcar, mandioca, tomate, arroz em casca, feijão, milho, batata-doce, laranja, limão, maracujá e banana.
Pecuária e criações: Bovinos, suínos, aves, eqüinos, coelhos e caprinos.
Hora local (em relação a Brasília): A mesma.
Colonização: Franceses e portugueses.

Limites: Minas Gerais (N e NO); Espírito Santo (NE); oceano Atlântico (L e S) e São Paulo (SO). Características: morros, colinas, rochas, dunas, várzeas e lagos (litoral); maciços litorâneos prolongam-se a NE: planalto (O). Habitante: Fluminense. O estado do Rio de Janeiro é formado por enorme gama de etnias e povos, principalmente pelo fato de sua capital ter sido capital do estado brasileiro.

Rios principais: Paraíba do Sul, Macaé, Grande, Piraí e Muriaé. O Rio Paraíba do Sul é o principal rio do estado. Nasce em Taubaté e desemboca no Oceano Atlântico — como a maior parte dos rios fluminenses, na altura de São João da Barra. Seus principais afluentes, no estado, são o Paraibuna, Pomba e o Muriaé que possui um importante afluente, o Carangola, subafluente do rio Paraíba do Sul, pela margem esquerda, o Piabinha e o Piraí pela margem direita.

Minérios: Calcário, caulim, dolomita, fluorita, mármore, quartzo e titânio. De um modo geral, os solos fluminenses são relativamente pobres. Os solos mais propícios à utilização agrícola encontram-se em Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cordeiro e em alguns municípios do vale do Rio Paraíba do Sul. Indústria: Metalúrgica, siderúrgica, química, extração mineral, alimentícia, mecânica, editorial e gráfica, papel e celulose, de derivados de petróleo e naval.

Mapa do Estado do Rio de Janeiro

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta