Mapa do Estado do Rio Grande do Norte - Vestibular1

Mapa do Estado do Rio Grande do Norte

Mapa do Estado do Rio Grande do Norte

Mapa do Estado do Rio Grande do Norte

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado do Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte – Capital Natal
População estimada 2016 3.474.998
População 2010 3.168.027
Área 2015 (km²) 52.811,110
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 59,99
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 818
Número de Municípios 167

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado do Rio Grande do Norte

Mais Informações

A cobertura vegetal original do Rio Grande do Norte foi bastante destruída desde o início da colonização do Brasil, restando hoje apenas uma espécie de vegetação secundária e de menor porte e ligada ao clima, ao relevo e aos solos. São eles a caatinga (que ocupa a maior parte do estado), o cerrado, a Floresta Ciliar de Carnaúba, a floresta das serras, os manguezais, a Mata Atlântica e a vegetação das praias e dunas. Situação geográfica – Nordeste da região Nordeste.

Rio Grande do Norte é tido como uma das “esquinas” do Brasil e do continente, posição que também lhe confere uma grande projeção para o Atlântico (a maior dentre os estados brasileiros). Também faz parte do território potiguar o Atol das Rocas, uma reserva biológica marinha considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO. Limites: Oceano Atlântico (N e L); Paraíba (S); Ceará (O).

Economia – Petróleo, agricultura, fruticultura e indústria.
Agricultura: Cana-de-açúcar, feijão, milho, mandioca, coco-da-baía, castanha de caju e melão.
Pecuária e criações: Bovinos e ovinos.
Minérios: Sal marinho e petróleo.
Indústria: Confecções, cerâmica e têxtil.
Hora local (em relação a Brasília): A mesma.
Colonização: Holandeses e portugueses.
Habitante: Potiguar ou norte-rio-grandense.

Os solos são latossólicos no litoral oriental, neossólicos às margens dos rios, luvissólicos na região do Seridó, chernossólicos na Chapada do Apodi, argilosos na região do Alto Oeste e cambissólicos nas regiões planas e onduladas. Características: Planalto (N); terras baixas, contornando o planalto a L, N e O e maciços isolados (S e O). Dentre áreas de proteção ambiental (APA), parques estaduais e federais, reservas de desenvolvimento sustentável, reservas particulares do patrimônio natural (RPPN).

Clima: Tropical. localizado na região do Polígono das Secas,[57] o clima predominante do Rio Grande do Norte é o semiárido quente, que domina quase todas as áreas do interior do estado, inclusive o litoral norte, característico das elevadas temperaturas e da escassez e irregularidade das chuvas

Cidades principais: Natal, Mossoró, Parnamirim e Ceará-Mirim. Dos 167 municípios do estado, apenas três possuíam população superior a cem mil habitantes (Natal, Mossoró e Parnamirim). O Índice de Desenvolvimento Humano do estado do Rio Grande do Norte é considerado médio conforme dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Rios principais: Mossoró, Apodi Assu, Piranhas, Pongi, Trairi, Jundiaí, Jacu, Seridó e Curimataú. Existem ao todo dezesseis bacias hidrográficas em todo o território estadual, sendo elas as dos rios Apodi/Mossoró, Boqueirão, Catu, Ceará-Mirim, Curimataú, Doce, Guaju, Jacu, Maxaranguape, Piranhas/Açu, Potengi, Pirangi, Punaú, Trairi e faixas litorâneas norte e leste de escoamentos difusos. Mapa do Estado do Rio Grande do Norte

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta