Menu fechado
Mapa do Estado do Rio Grande do Sul Brasil Vestibular1

Mapa do Estado do Rio Grande do Sul

Mapa do Estado do Rio Grande do Sul

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Estado do Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul – Capital Porto Alegre
População estimada 2016 11.286.500
População 2010 10.693.929
Área 2015 (km²) 281.737,947
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 37,96
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 1.435
Número de Municípios 497

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado do Rio Grande do Sul

Mais Informações

Situação geográfica – Sul da região Sul. É banhado pelo oceano Atlântico e possui duas das maiores lagoas do Brasil: a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira, além de possuir uma das maiores lagunas do mundo: a Lagoa dos Patos, que possui água salobra. Rio Grande do Sul apresenta, em sua maior parte, relevo baixo, com setenta por cento de seu território a menos de 300m de altitude. A única porção elevada, com mais de 600m de altitude, no nordeste, compreende 11% da superfície total. Limites: Santa Catarina (N); Oceano Atlântico (L); Uruguai (S) e Argentina (O).

Características: Planície com restingas e areais (litoral); planalto (N); serra Gaúcha (NE); depressão Central, corta o Estado ao meio (sentido L-O); planalto uruguaio-sul-rio-grandense (centro-sul). Planalto Dissecado de Sudeste: Coxilhas das Serras de Sudeste, no município de Morro Redondo. Também denominado impropriamente Serras de Sudeste, o planalto dissecado de sudeste compreende um conjunto de ondulações cujo nível mais alto não ultrapassa 500 m. Toda a fachada leste do estado é ocupada pela planície litorânea, que consiste em terrenos arenosos. Os areais se desenvolvem tanto nas margens orientais quanto nas ocidentais das lagoas dos Patos e Mirim.

Economia – Agricultura, pecuária e indústria.
Agricultura: Soja, trigo, arroz e milho.
Indústria: Couro e calçados, alimentícia, têxtil, madeireira, metalúrgica, química.
Pecuária e criações: Bovinos, ovinos, eqüinos e suínos.
Minérios: Carvão, cobre e calcário.
Habitante: Gaúcho ou Sul-rio-grandense.
Cidades principais: Porto Alegre; Pelotas; Caxias do Sul; Canoas e Santa Maria.
Hora local (em relação a Brasília): A mesma.
Colonização: Portugueses, espanhóis, imigrantes alemães e italianos, paulistas.

No Rio Grande do Sul, existem 40 unidades de conservação, sendo 1 área de proteção ambiental, 1 área de relevante interesse ecológico, 2 estações ecológicas, 3 florestas nacionais, 3 parques nacionais, 1 refúgio de vida silvestre e 29 reservas particulares do patrimônio natural. Seguem-se o litoral norte e a encosta do planalto, a leste da serra Geral e o Vale do Taquari com densidades próximas de 50 hab./km². A zona do alto Uruguai, a noroeste, e as áreas centralizadas por Passo Fundo e Iraí.

Clima: Subtropical com dois tipos climáticos caracterizam o Rio Grande do Sul: o clima subtropical úmido e o clima oceânico. O clima oceânico também apresenta chuvas bem distribuídas durante o ano, mas os verões são amenos. O clima subtropical úmido possui chuvas bem distribuídas durante o ano e verões quentes, ocorrendo na maior parte do estado. Registra temperaturas médias anuais de entre 18 °C e 20 °C.

Rios principais: Uruguai, Taquari, Ijuí, Jacuí, Ibicuí, Pelotas, Camaquã. A rede de drenagem compreende rios que pertencem à bacia do Uruguai e rios que correm para o Atlântico. Os rios Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí, Lago Guaíba e dos Sinos, entre outros, são razoavelmente aproveitados para a navegação.

Dois tipos de cobertura vegetal ocorrem no Rio Grande do Sul: campos e florestas. Os campos ocupam cerca de 66% da superfície do estado. De modo geral recobrem as áreas de topografia regular, plana ou ligeiramente ondulada, ou seja, a depressão central e a maior parte do planalto basáltico. As florestas cobrem 29% do território estadual. Aparecem na encosta e nas porções mais acidentadas no planalto basáltico, no planalto dissecado de sudeste e, ainda, na forma de capões e matas ciliares, dispersas pelos campos, que recobrem o resto do estado. Mapa do Estado do Rio Grande do Sul

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também