Menu fechado
Mapa do Estado do Tocantins Brasil Vestibular1

Mapa do Estado do Tocantins

Mapa do Estado do Tocantins

Mapas do Brasil – Acessório de Geografia – Mapa do Tocantins

Estado do Tocantins – Capital Palmas
População estimada 2016 1.532.902
População 2010 1.383.445
Área 2015 (km²) 277.720,567
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 4,98
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2016 (Reais) 818
Número de Municípios 139

Alguns mapas, pelo tamanho e complexidade de detalhes, poderão demorar até que a imagem completa fique disponível. Mapa do Estado do Tocantins

Mais Informações

Situação geográfica – sudeste da região Norte. O relevo pertence ao Planalto Central Brasileiro. Caracteriza-se, sobretudo, pelo solo sob cerrados, predominando, na sua maioria, superfícies tabulares e aplainadas, resultantes dos processos de pediplanação. As principais regiões geográficas do estado são a Chapada da Bahia do Meio-Norte, representadas pela Serra da Cangalha e Mangabeira no Município de Itacajá, a Chapada da Bacia de São Francisco, um divisor das águas das Bacias São Francisco/Tocantins, na Serra Geral de Goiás; Planalto do Tocantins, e a Peneplanície do Araguaia, constituída por colinas suaves ao longo dos vales dos rios Araguaia e das Mortes. Limites: Maranhão (N e NE); Piauí e Bahia (L); Goiás (S); Mato Grosso (SO) e Pará (NO). Hora local (em relação a Brasília): a mesma.

Características: planaltos (chapadas ao N e espigão Mestre a L); planície do médio Araguaia, incluindo a ilha do Bananal (SO). Serras e Formações Geológicas: Serra da Raposa, Serra do Lajeado, Serra do Estrondo, Serra das Traíras, Serra do Espírito Santo, Morro Solteiro, Serra dos Cavalos, Serra da Capela, Morro da Igreja, Morro da Agrocan, Morro da Pedra Furada, Dunas do Jalapão e as Chapadas de areia.

Cidades principais: Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Palmas. O Tocantins é dividido em duas mesorregiões e oito microrregiões. Microrregião: Bico do Papagaio, Araguaína, Miracema do Tocantins, Jalapão, Porto Nacional, Rio Formoso, Gurupi e Dianópolis.

Economia – comércio, agricultura e pecuária. A economia tocantinense está assentada em um agressivo modelo expansionista de agroexportações e é marcada por seguidos records de hiper-superávits primários. Pecuária e criações: bovinos, suínos, caprinos e ovinos. Agricultura: arroz, milho, feijão e soja. Minérios: calcário, brita, gipsita, argila e ouro. Indústria: alimentícia, madeireira, construção civil, metalúrgica e confecção.

Clima: tropical. O clima predominante no estado é o tropical seco, que é caracterizado por uma estação chuvosa e outra seca. Há uma certa homogeneidade climática no Tocantins.

A vegetação do Tocantins é bastante variada; apresenta desde o campo cerrado, cerradão, campos limpos ou rupestres a floresta equatorial de transição. As unidades de conservação federais são: Área de Proteção Ambiental dos Meandros do Rio Araguaia; Área de Proteção Ambiental Serra da Tabatinga; Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; Parque Nacional do Araguaia; Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins e Reserva Extrativista do Extremo Norte do Tocantins.

Rios principais: Tocantins, Araguaia, do Sono, das Balsas e Paraná. A hidrografia do estado do Tocantins é delimitada a oeste pelo Rio Araguaia e ao centro pelo Rio Tocantins. Ambos correm de sul para norte e se unem no município de Esperantina, banhando boa parte do território. O regime hídrico da Bacia Araguaia-Tocantins é bem definido, apresentando um período de estiagem.

Colonização: portugueses e bandeirantes paulistas. Existe no Tocantins um pequeno grupo de índios isolados da tribo Avá-Canoeiro, que vivem sem nenhum tipo de contato com a civilização na região da Mata do Mamão. Habitante: tocantinense. Mapa do Estado do Tocantins

Publicado em:Acessórios,Atlas Geográfico

Você pode gostar também