Menu fechado

Português Dicas Sobre Plural

 

Português Dicas Sobre Plural

Utilize as dicas para relembrar a matéria de Português. Você tem que conhecer a matéria para utilizar da maneira certa, e não simplesmente chegar ao final com uma dica na mente. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade, entre na seção de Revisão Online e saiba mais sobre as matérias, pois temos o maior prazer em ajudá-lo(a).

Algumas dicas sobre plural

É o seguinte, para colocarmos substantivos compostos no plural, temos que decorar apenas 13 regras, fora os casos especiais. Visto a dificuldade, pra facilitar fiz o seguinte:

SAN=2. ISTO É: Sempre que a palavra for formada por: Substantivo Substantivo [couve-flor.couves-flores], ou Substantivo Adjetivo -vice-versa- [Amor-perfeito.amores-perfeitos outra Gentil-homem.Gentis-homens], ou Numeral Substantivo [Quinta-feira.Quintas-feiras], irão as duas para o plural. Assim, a sigla SAN servirá para que o cidadão ao ler a palavra, possa analisar sua formação quanto a sua formação por S de substantivo, A de Adjetivo e N de numeral.

RIVSIV=2ª. ISTO É: Sempre que a palavra for formada por: Verbo Substantivo [guarda-roupa.guarda-roupas], ou palavra invariável palavra variável [alto-falante.alto-falantes], ou palavras repetidas ou imitativas [reco-reco.reco-recos], irá para o plural somente a 2ª. A sigla remete a: Repetidas ou Imitáveis, Verbo Substantivo, Invariáveis Variáveis e as palavras são formadas nessa ordem, ou seja, sigla perfeita.

SPSS=1ª. ISTO É: Sempre que a palavra for formada por: Substantivo Preposição – de forma clara – [água-de-colonia.águas-de-colonia], ou Substantivo Preposição -oculta- [cavalo-vapor.cavalos-vapor], ou Substantivo Substantivo que especifica o termo anterior [palavra-chave.palavras-chave].

VASP=0. ISTO É: Sempre que a palavra for formada por: Verbo Advérbio [O bota-fora.os bota-fora], ou Verbo substantivo já no plural [O saca-rolhas.Os saca-rolhas].

OPS.: Esse são os casos especiais:

o louva-a-deus e os louva-a-deus /// o bem-te-vi e os bem-te-vis- /// o bem-me-quer e os bem-me-queres /// o joão-ninguém e os joões-ninguém.

Se a pessoa ainda tiver dificuldade de lembrar as siglas, outra dica:

1ª: SAN é o nome de um dos personagens principais do filme Ghost. Então, basta lembrar de Ghost e dizer SAN. e como o filme falava do casal, logo SAN=2

2ª: RIVSIV se gravarmos simplesmente a palavra reversível, já nos faz lembrar de RIVSIV, é ou ñ é?

3ª: SPSS: Como sou Católico -praticante- São Paulo e São Sebastião.

4ª: VASP companhia aérea.

Faltou complementar duas coisas:

SPSS=1ª. ISTO É: Sempre que a palavra for formada por: Substantivo Preposição -de forma clara- [água-de-colonia.águas-de-colonia], ou Substantivo Preposição -oculta- [cavalo-vapor.cavalos-vapor], ou Substantivo Substantivo que especifica o termo anterior [palavra-chave.palavras-chave]. Faltou dizer que irá para o plural somente a 1ª palavra. Ainda que esteja claro, vale a lembrança.

VASP=0. ISTO É: Sempre que a palavra for formada por: Verbo Advérbio [O bota-fora.os bota-fora], ou Verbo substantivo já no plural [O saca-rolhas.Os saca-rolhas]. Faltou dizer que nenhuma irá para o plural, mas somente o artigo que acompanha.

Português Dicas Sobre Plural

(Colaboração de Alexandre R. Trannin)

Publicado em:Turbinando

Você pode gostar também