Enade Dúvidas Frequentes - Vestibular1

Enade Dúvidas Frequentes

Enade Dúvidas Frequentes

Enade Dúvidas Frequentes

Perguntas Frequentes e suas respostas

O que é o Enade e qual o seu objetivo?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O Enade é obrigatório?
O Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.

Quais os instrumentos básicos do Enade?
A prova; O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova; O questionário do estudante; e O questionário do coordenador(a) do curso.

Como são definidas as áreas que serão avaliadas no Enade?
O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

Quais as áreas já avaliadas pelo Enade?
Cursos que: conferem diploma de bacharel em: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia; e Turismo. Conferem diploma de tecnólogo em Comércio Exterior; Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing; e Processos Gerenciais.

Quais áreas serão avaliadas no Enade?
Serão avaliados pelo Enade este ano os cursos que: I – que conferem diploma de bacharel nas áreas de: a Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social; Zootecnia.
II – que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de: Agronegócio; Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Gestão Hospitalar; Radiologia.

Quando será realizado o Enade?
O Enade será aplicado no dia 20 de novembro, com fechamento dos portões às 13h e início das provas às 13h30min (horário oficial de Brasília/DF), e terá a duração de 4 horas.

Manual do Enade e Manual do estudante?
O Inep divulga o Manual do Enade e o Manual do Estudante – Enade. Os manuais respectivamente estabelecem os procedimentos técnicos indispensáveis à execução do Exame, e apresenta ao estudante as ações de sua responsabilidade para o acompanhamento das inscrições e a participação no Exame.

Quais os estudantes habilitados ao Enade?
Estão habilitados ao Enade todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, este ano, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em Novembro.

O que se entende por “Ingressantes”?
Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto.

O que se entende por “Concluintes”?
Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho do ano que vem ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto. Estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto.

O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?
Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES. Somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada.

A participação do estudante no Enade é feito por amostragem?
Embora a Lei que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), permita a realização do exame por amostragem, a aplicação será censitária. Ou seja, todos os estudantes concluintes habilitados ao Enade, identificados conforme controle acadêmico feito pela IES, e inscritos pela respectiva Instituição de Educação Superior deverão participar da prova. Do mesmo modo, todos os ingressantes devem ser inscritos no exame, ainda que não realizem a prova.

Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao Enade, que não realizar a prova?
O estudante concluinte habilitado ao Enade, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

Qual a situação do estudante habilitado a participar do Enade que não foi inscrito pela sua instituição?
Estudante não inscrito para participação no Enade não poderá participar do Exame. A IES é responsável pela inscrição do estudante habilitado. Conforme disposto no art. 5º, § 7º da Lei nº. 10.861/2004, a não inscrição de alunos habilitados para participação no Enade, nos prazos estipulados, poderá ensejar a suspensão temporária da abertura pela IES de processo seletivo para os cursos referidos.

O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório?
O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE.

Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?
Para conhecer sua nota no Enade, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em http://portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Boletim de Desempenho.

Quais os passos para proceder ao cadastramento eletrônico dos estudantes?
O Inep disponibiliza, por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br, as instruções e os instrumentos necessários às IES para o cadastramento eletrônico dos estudantes habilitados. Além disso, o Manual do Enade, disponível, descreve os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame.

Qual o procedimento para seleção dos estudantes habilitados?
O Enade será censitário, ou seja, todos os estudantes concluintes habilitados e inscritos pela IES serão submetidos ao Exame.

Quando e como serão divulgados os locais de prova?
A Portaria determina que a informação do local de prova seja sequenciada ao preenchimento do Questionário do Estudante, para fins de cumprimento da obrigatoriedade instituída. Assim, apenas o próprio estudante terá acesso à informação do seu local de prova por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br.

Quais os estudantes dispensados da inscrição no Enade?
As possibilidades de dispensa de inscrição no Enade estão previstas em dois dispositivos legais que são a Portaria Normativa que regulamenta o Enade.
a) Ficam dispensados da inscrição no Enade, estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto e estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.
b) Conforme o art.33-G da Portaria Normativa n°.40, estudante cujo ingresso ou conclusão no curso não coincidir com os anos de aplicação do Enade respectivo, observado o calendário trienal terá no histórico escolar a menção, “estudante dispensado de realização do Enade, em razão do calendário trienal”. E o estudante cujo curso não participe do Enade, em virtude da ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais ou motivos análogos, terá no histórico escolar a menção “estudante dispensado de realização do Enade, em razão da natureza do curso”.

Quais os resultados e relatórios produzidos a partir do Enade?
Boletim de Desempenho do Estudante; Relatório do Curso; Relatório da Área; Relatório da Instituição; Resumo Técnico.

Onde posso encontrar os Relatórios produzidos a partir do Enade?
Na página do Inep http://portal.inep.gov.br, no menu correspondente ao Enade, estão disponíveis todos os relatórios produzidos a partir da aplicação do Exame.

 

 

Confira nesta seção o que são os indicadores de qualidade do Enade e a Avaliação dos Cursos pelo Enade. Enade Dúvidas Frequentes

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta