Como concorrer ao Fies - Vestibular1

Como concorrer ao Fies

Como concorrer ao Fies

Como concorrer ao Fies

Perguntas mais frequentes: Como concorrer ao Fies

Como concorrer ao Fies!

O estudante universitário que deseja obter o financiamento governamental de suas mensalidades escolares tem que, em primeiro lugar, saber se sua universidade aderiu ao Fies. Acesse o site do MEC para ver as instituições que participam do programa.

Caso a universidade esteja inscrita, o próximo passo é requerer o financiamento, inscrevendo-se pelo site do MEC.

A partir daí, o Fies usará um critério sócio-econômico para selecionar os estudantes que gozarão do benefício.

Para ser aceito no Fies, há certas exigências a serem atendidas, como a apresentação de fiador.

Após ser aceito no programa, o estudante será reembolsado das mensalidades já pagas do semestre e terá algumas obrigações a cumprir para continuar no programa.

A média de alunos que pedem o Financiamento semestralmente. Como no primeiro semestre não houve abertura de novas vagas, a demanda esperada para o próximo processo seletivo é alta.

A média de alunos que conseguem o Fies, entre os que se inscrevem, é de 33%. Atualmente, alunos provindos do Ensino Médio para a Universidade contam com o Financiamento.

O número de vagas não é definido por Estado, essa quantidade depende da demanda por curso e região. Há um estudo, porém, para criar limites no número de vagas em Direito e Administração, cursos que abrangem a maior quantidade de estudantes financiados. Como a oferta de vagas depende da demanda do curso, muitos estudantes poderiam estar se inscrevendo apenas para ajudar os colegas.

A dificuldade para conseguir o Fies também é apontada como problema. Somente um terço dos inscritos semestralmente na Universidade são beneficiados. A demanda real, porém, é bem maior. Acredita-se que metade dos alunos que entram na nossa faculdade, e vemos isso pela inadimplência, precisariam do Financiamento, mas muitos nem tentam porque sabem que é muito complicado, lamentam os candidatos. No último processo seletivo, dos milhares de alunos inscritos em todo o país, somente 1/3 conseguiram o Financiamento.

As informações foram fornecidas pelo MEC, mas pode haver alterações posteriores. Datas e horários devem ser sempre confirmados no site www.mec.gov.br.

 

Visite nossas páginas de bolsa de estudos, onde você encontra outros modos de estudar financiando a faculdade de outros modos como a bolsa-emprestimo que podem chegar até a 100%. (clique aqui)

Depois de saber Como concorrer ao Fies, veja mais informações sobre o Fies neste canal. Conheça nossa ajuda A HORA DA DECISÃO – Veja na seção de Carreiras! E Enem.

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta