Fies Perguntas Frequentes - Vestibular1

Fies Perguntas Frequentes

Fies Perguntas Frequentes

Fies Perguntas Frequentes

Estamos atualizando as informações e novidades do Fies para este semestre. Este artigo é uma sinopse sobre o Fies Perguntas Frequentes por Vestibular1.

Você já sabe o que é o FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil, programa do MEC que concede financiamento a estudantes egressos em cursos superiores presenciais não gratuitos, que tenham uma avaliação positiva nos processos.

Podem solicitar o financiamento os estudantes pré–selecionados no processo seletivo do FIES, pela avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), nos cursos oferecidos por faculdades e universidades participantes do Programa

NÃO pode solicitar o FIES estudantes que não tenha sido pré–selecionado pelo MEC, ou que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES. Também o aluno inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC) ou beneficiário de bolsa integral do ProUni.

Obrigatório é que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio Enem e obtido média aritmética das notas nas provas superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e/ou nota na redação acima de 0 (zero) e cuja renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 3 (três) salários mínimos.

Podem ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 3 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), pelas instituições participantes do FIES. A taxa efetiva de juros do FIES é de 6,5% ao ano para todos os cursos. e a inscrição será efetuada pelo site do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

O passo a passo para solicitar o financiamento, começa com a inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), informando os dados solicitados e validando seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição desejada. Na inscrição do SisFIES, efetivar a inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado.

Depois fazer a validação das informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino. Após isso restará a contratação do financiamento onde o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer ao agente financeiro. Tudo isso obedecendo os prazos e documentações de praxe.

Para aditamento de renovação semestral,que também é realizado por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.

Lembramos que não xxiste valor mínimo a ser financiado por mês. O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita. Assim como, não existe percentual de financiamento dos encargos educacionais definido, que será de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante e observará os parâmetros estabelecidos na aplicação de fórmula e tabela definidas.

O cálculo do percentual de financiamento é realizado de acordo com o percentual de financiamento do valor do curso, de comprometimento marginal de renda, renda familiar mensal bruta per capita, em R$, parcela a deduzir por faixa de renda familiar mensal bruta per capita, valor do encargo educacional cobrado pela instituição de ensino, em R$.

Para calcular o percentual de comprometimento da renda, caso queira, é necessário acesse o site para mais informações. Lembrando que é necessário ter um fiador para ter acesso ao financiamento e existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária. Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Informações sobre quem NÃO poderá ser fiador e de como se dá a fiança convencional ou a fiança solidária, garantia concomitante, assim como recorrer exclusivamente ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) e critérios devem ser seguidos para conseguir o benefício, estão também no site específico que te informados abaixo o link.

E importante: “Não será concedido novo financiamento para estudante que tenha encerrado o prazo de utilização do financiamento, mesmo que antecipadamente.”

Para outras ou informações pormenorizadas acesse o site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=faq

 

Faq: Fies Perguntas Frequentes

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta