Menu fechado
Fies Saiba sobre a Inscrição, Seleção e Cursos Vestibular1

Fies Saiba sobre a Inscrição, Seleção e Cursos

Fies Saiba sobre a Inscrição, Seleção e Cursos

O Financiamento estudantil do governo federal está com novas regras e procedimentos que abaixo relacionamos as questões mais frequentes e esclarecimentos de dúvidas que os estudantes pré universitários encontram na hora de obter uma ajuda para pagar a faculdade. Confira conosco essas informações relevantes!

Como me inscrevo no Novo Fies?
Consulte informações sobre o processo seletivo do Fies acessando fiesselecao.mec.gov.br.

Quando abrirão as inscrições para o novo Fies?
As inscrições para o novo Fies abrirão em 2018. Consulte informações sobre o processo seletivo do Fies acessando: fiesselecao.mec.gov.br.

Quais os critérios de seleção de estudantes para o FIES?
O estudante deve ter média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos e nota na redação do Enem diferente de zero. Os primeiros estudantes a serem chamados serão aqueles com melhor colocação nesses critérios.

Além disso, para a primeira modalidade do Fies, é necessário que o estudante possua renda mensal bruta familiar per capita de até três salários mínimos, ou, para a segunda modalidade do Fies, renda bruta familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Quais são os pré-requisitos para realizar o contrato do FIES?
Ter realizado o Enem a partir da edição de 2010;
Possuir média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos;
Ter obtido nota na redação do Enem diferente de zero;
Possuir renda mensal bruta familiar per capita inferior a cinco salários mínimos;
Nos termos previstos na lei, apresentar garantia para os estudantes que possuem renda mensal bruta familiar per capita entre 1,5 e três salários mínimos;
Para a segunda modalidade de FIES, o estudante deve observar as garantias exigidas contratualmente pela instituição financeira.

O FIES financia todos os cursos? Existe algum limite financeiro para os cursos?
Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies. Os cursos que ainda não possuam avaliação no SINAES e que, segundo cadastro do MEC, estejam autorizados para funcionamento, também poderão participar do programa.

Quais critérios de desempenho o estudante deve atender durante o curso?
O estudante deve ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias cursadas.

Qual a duração máxima do curso?
O curso deve ser concluído em até quatro semestres após a previsão regular, com financiamento do Fies de até dois semestres.

Medicina segue as mesmas regras dos outros cursos?
Os regulamentos são os mesmos para todos os cursos. No entanto, para medicina, algumas variáveis se adéquam à particularidade do curso.

O que acontece ao estudante caso o curso seja interrompido por alguma razão (como suspensão, por exemplo)?
O estudante que estiver matriculado em curso ou IES que tenha sido desqualificado pelo Ministério da Educação para oferta de novas vagas do Fies poderá permanecer na IES e finalizar sua graduação como forma de garantir o direito do estudante de conclusão do curso.

 

Fies Saiba sobre a Inscrição, Seleção e Cursos

Publicado em:Fies

Você pode gostar também