Menu fechado
Financiamento pelo Fies, prouni, vestibular

Financiamento pelo Fies

FINANCIAMENTO PELO FIES, PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

Acesso e permanência no Ensino Superior

Integrando as políticas de acesso dos jovens brasileiros à educação superior, o Prouni e o FIES juntos já possibilitaram a inclusão de mais de 800 mil estudantes.

Criado em 1999, o FIES é um programa que se destina a financiar cursos superiores para estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. A gestão do programa é realizada conjuntamente pelo Ministério da Educação, na qualidade de agente supervisor, responsável pelas políticas educacionais norteadoras do Programa e pela Caixa Econômica Federal, agente operador e financeiro, responsável pela administração dos ativos e passivos do Fundo, assim como pela concessão e manutenção dos financiamentos.

O FIES já atendeu, desde sua criação, mais de um milhão de estudantes, com um investimento estimado em cerca de 10 bilhões de reais. Estabelecendo a complementariedade entre os dois programas, o FIES prioriza as instituições participantes do ProUni na distribuição dos recursos assim como concede financiamento prioritário aos bolsistas parciais desse Programa. É o caso da estudante Cris Alves, da Universidade Paulista.

Mesmo recebendo uma bolsa parcial de 50% do ProUni, tinha dificuldades para custear a outra metade da mensalidade. “O salário que recebo não é suficiente para pagar o restante da faculdade e os meus custos pessoais, por isso utilizei o FIES. Assim que terminar o curso pretendo conseguir um emprego melhor na minha área e pagar com tranquilidade o valor financiado”, declara.

Integrando as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação, foi sancionada, a Lei nº 11.552 que estabeleceu medidas de aprimoramento do FIES, criando melhores condições e facilidades aos estudantes.

Entre as novidades, está a criação da carência de seis meses para início do pagamento, o aumento do prazo de amortização do contrato para duas vezes o prazo de utilização do financiamento, a possibilidade de utilização da fiança solidária como garantia, dispensando a figura do fiador tradicional, o desconto das prestações em folha de pagamento e a ampliação do percentual de financiamento que pode chegar a 100% da mensalidade paga.

Ainda como parte das alterações está a possibilidade de extensão do FIES aos cursos de mestrado e doutorado, a serem oferecidos de acordo com as diretrizes educacionais do MEC, após o atendimento prioritário dos cursos de graduação e mediante disponibilidade orçamentária.

O ProUni e o FIES figuram, assim, como importantes iniciativas do Governo Federal para a democratização do acesso focado na qualidade, na inclusão e na garantia da permanência de milhares de jovens na educação superior.

 

>>>VEJA MAIS:

Você viu agora, Financiamento pelo Fies, prouni, veja também, ENTENDA O PROUNI, DEPOIMENTOS: Fala Universitário, PROUNI – Inclusão com qualidade, TRANSPARÊNCIA do PROUNI, O PAPEL DO PROUNI, Encontro dos Estudantes do PROUNI, O PROUNI e a formação profissional.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro. Confira o Guia de como escolher a carreira e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar! Visite nossas seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na sonhada Faculdade!

 

Publicado em:Fies,Prouni

Você pode gostar também