Menu fechado
HISTÓRIAS DO PROUNI O Brasil de Danilo, enem

O Brasil de Danilo

HISTÓRIAS DO PROUNI – O BRASIL de Danilo

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

Ainda quando cursava o terceiro ano do ensino médio, Danilo R. de Souza, 23 anos, assistiu pela televisão uma matéria sobre o Programa Universidade para Todos. Sem perder tempo fez sua inscrição e foi aprovado no primeiro processo seletivo do ProUni pelo sistema de cotas para afrodescendente.

De família muito humilde, o estudante nunca imaginou estar dentro de uma universidade. “Minha família sempre viveu numa situação complicada, abaixo da linha da pobreza. Comecei a estudar com 10 anos. Nunca reprovei, mas precisava parar de estudar quando a situação complicava”, diz Danilo.

Alegre e espontâneo no falar, Danilo, que mora em Salvador, conta como foi seus primeiros dias de universitário. “No início, tive muito medo da convivência com as pessoas de um nível social mais elevado, mas como sou muito falante fiz amizades e logo me adaptei a esse novo mundo. Nunca senti nenhum tipo de discriminação”, revela.

O estudante começou a estudar turismo na Faculdade Castro Alves (BA), mas no decorrer do curso sentiu a necessidade de mudar para Administração com habilitação em Marketing. “Apesar de gostar muito de turismo percebi que não seria fácil conseguir um emprego durante o curso. Precisava trabalhar para ajudar a família, por isso, optei por Administração. Hoje, faço estágio na minha área e estou gostando muito”.

É Danilo quem colabora com as despesas da casa. O dinheiro que recebe no estágio é a maior renda da família. A mãe, de 59 anos, trabalha como diarista e pela idade não consegue trabalhar todos os dias.

Mesmo trabalhando durante todo o dia, sem muito tempo para os estudos, o jovem universitário é o mais cotado da turma para ajudar os colegas nas matérias mais complicadas. “Quando chego à faculdade esqueço do trabalho e me concentro ao máximo para aprender. Além disso, sempre que posso tiro as dúvidas dos meus colegas”.

O estudante acredita que só a educação pode dar um futuro melhor para as pessoas. “Vejo no ProUni a esperança de uma vida diferente não só para mim como para a minha família”. Danilo R. de Souza, Estudante de Administração, na Faculdade Castro Alves/BA.

 

>>VEJA MAIS:O BRASIL de DanielO BRASIL de AdejaneETAPA FINAL – Valeu a penaCONQUISTA – Superação de LimitesMercado de Trabalho GarantidoENTENDA O PROUNIDEPOIMENTOS: Fala Universitário! FINANCIAMENTO: FIESEncontro dos Estudantes do PROUNIBOLSA PERMANÊNCIA.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro. Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade! Faça uma redação que obtenha nota máxima, veja as dicas e informações, para fazer uma Redação Nota 10! Seja capaz de entender o que lê, aumente sua capacidade de leitura! Progrida sua capacidade de leitura Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular! Não deixe para depois treine: Acesse agora a seção de Simulados

 

Publicado em:Prouni

Você pode gostar também