Menu fechado
Beneficiados da Bolsa Permanência, vestibular

Beneficiados da Bolsa Permanência

BOLSA PERMANÊNCIA DO PROUNI

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

A vida de um estudante universitário não é fácil. Além dos estudos e provas, muitas vezes é preciso trabalhar para custear a mensalidade. Mas, o que fazer quando o curso é integral e não sobra tempo para o trabalho? Além de oferecer bolsa de estudo integral ou parcial, o Programa Universidade para Todos (ProUni) oferta também um auxílio financeiro para que o estudante possa se manter em sala de aula.

Ricardo Correia, 22 anos, estudante de Medicina da Universidade de Cuiabá, é um dos beneficiados da Bolsa Permanência. “Passo praticamente o dia inteiro na universidade e, por isso, é impossível conciliar estudos com trabalho. A bolsa me auxilia com o transporte, alimentação e livros.”, diz o estudante.

O desejo de ser médico motivou o aluno a sair de Rondonópolis, onde moram os pais, para fazer o curso em Cuiabá. “ Meu sonho de ser médico só está sendo possível graças a bolsa do ProUni. Minha família não teria condições de pagar uma mensalidade, além de outras despesas. Agradeço por morar com a minha irmã e receber a ajuda de custo do ProUni”, explica Ricardo.

A Bolsa Permanência, criada pela Lei nº. 11.180, é um benefício concedido a estudantes com bolsa integral, matriculados em cursos presenciais com carga horária média igual ou superior a seis horas diárias de aula. A bolsa é uma forma de garantir a permanência de jovens que não podem conciliar o trabalho com o estudo em razão dos cursos, que exigem dedicação integral.

A estudante Daniela B. reforça a importância da bolsa para estudantes de cursos integrais. “Faço Medicina na Universidade de Santa Cruz do Sul (RS) a 400 km da cidade onde moram a minha filha e o meu esposo. Como não posso trabalhar, a bolsa me ajuda com as despesas de alimentação e livros”, explica.

Atualmente, cerca de 2500 estudantes estão selecionados para receberem a Bolsa Permanência. Garantia de permanência no ensino superior. A concessão da Bolsa depende da comprovação das informações socioeconômicas, que dependerá da atividade econômica da família. Se trabalhadores assalariados, se envolvidos em atividades rurais, se aposentados e pensionistas, se autônomos e profissionais liberais ou se beneficiários de rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens móveis ou imóveis, cada caso é analisado separadamente.

 

Você acabou de conferir Beneficiados da Bolsa Permanência >VEJA MAIS: Conheça a Bolsa Permanência, ENTENDA O PROUNI, PROUNI – Porta aberta para a inclusão social, DEPOIMENTOS: Fala Universitário! PROUNI – Inclusão com qualidade, TECNOLOGIA SISPROUNI, TRANSPARÊNCIA do PROUNI, FINANCIAMENTO: FIES, PROUNI e a Democratização, O PAPEL DO PROUNI, Encontro dos Estudantes do PROUNI, O PROUNI e a formação profissional, Veja o Financiamento Estudantil Fies Veja o Guia de Estudos para a Fuvest.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro. Visite nossas seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na sonhada Faculdade!

Confira o Guia de como escolher a carreira e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

 

Publicado em:Prouni

Você pode gostar também