Menu fechado
CONQUISTA - Superação de Limites, vestibular

CONQUISTA – Superação de Limites

HISTÓRIAS DO PROUNI

CONQUISTA – Superação de Limites

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

As pessoas com deficiências têm no esporte uma oportunidade de provar o seu valor como atletas e cidadãos. O paulista de Osvaldo Cruz, Odair F. dos Santos, deficiente visual, é um destes exemplos de determinação no esporte e nos estudos.

Apaixonado por atletismo, Odair foi considerado um dos melhores corredores paraolímpicos do Brasil nos 1.500 m rasos. O atleta conquistou três medalhas de ouro no atletismo (1.500m, 5.000 m e 10.000m) nos jogos Parapanamericanos do Rio de Janeiro.

Nas Paraolimpíadas de Atenas foram duas medalhas de prata e uma de bronze. Nos Parapanamericanos de Mar Del Plata, na Argentina, foram três medalhas de ouro.

O atletismo é um dos esportes que congrega o maior número de pessoas com deficiência. Alguns competem em cadeiras de rodas, outros com próteses. Já os atletas com deficiência visual total ou parcial (dependendo do grau de deficiência), participam das provas com ou sem um guia.

Com apenas 10 anos, o atleta começou sua carreira como corredor profissional. O primeiro troféu foi conquistado com 12 anos e desde então nunca mais parou de correr.

Odair conta que só se profissionalizou no esporte paraolímpico. A retinose pigmentar hereditária começou a se manifestar quando criança e foi se agravando durante a adolescência.

Além do treinamento diário e o trabalho voluntário na Associação de Cegos de Prudente, Odair também dedicava seu tempo para os estudos. O atleta foi aluno do curso de Turismo da UNIESP, em Presidente Prudente (SP), cidade onde residia e treinava. Alguns meses depois de ingressar na faculdade, o estudante conheceu o ProUni.

O estudante revelou que o ProUni é uma excelente oportunidade para muitos jovens que, como ele, têm dificuldade para arcar com as mensalidades de um curso de ensino superior.

“Posso dizer que atualmente minha vida está completa porque estou garantindo o meu futuro. Após finalizar o curso superior, pretendo seguir carreira pública, me dedicar ao ramo de eventos ou ao turismo de inclusão porque a vida no esporte não é muito duradoura”.

Odair relata que com a graduação, novas oportunidades apareceram. “Já fui convidado para palestrar sobre minhas conquistas e superações”. De acordo com a diretora geral da UNIESP, Cláudia A. Pereira, a instituição aderiu ao ProUni e desde então, tem acreditado no potencial dos universitários bolsistas.

“Esses estudantes saíram da condição de excluídos socialmente e passaram para a condição de cidadãos atuantes, além de conquistarem formação de qualidade que os insere no mercado de trabalho regional. O ProUni incentiva o jovem a fixar-se na região após a sua formação acadêmica”.

 

Você acabou de ver, CONQUISTA – Superação de Limites, confira agora: HISTÓRIAS DO PROUNI, PROUNI – Anos de história, O BRASIL de Paula, O BRASIL de Daniel, O BRASIL de Adejane, O BRASIL de Danilo, ETAPA FINAL – Valeu a pena, MERCADO DE TRABALHO GARANTIDO, Bolsa do ProUni, Dicas para o Prouni, Funcionamento do ProUni, Como fazer as inscrições, Pré–seleção e aprovação, Dúvidas mais Frequentes.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro. Visite nossas seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na sonhada Faculdade!

Confira o Guia de como escolher a carreira e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

 

 

 

Publicado em:Prouni

Você pode gostar também