Dúvidas mais Frequentes 1 - Vestibular1

Dúvidas mais Frequentes 1

Dúvidas mais Frequentes 1

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, Dúvidas mais Frequentes 1

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

Saiba o que é o ProUni:

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Saiba o qual a diferença entre o ProUni e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu):

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes.

Tanto o Prouni quanto o SiSU selecionam os candidatos pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Para o Processo Seletivo o Enem válido é o do ano anterior.

Saiba se você pode efetuar a inscrição para o ProUni e também para o Sisu:

Sim. Porém, não é permitido ao estudante matriculado em instituição pública de educação superior ser bolsista do ProUni. Assim, se for selecionado pelo ProUni, o estudante deverá optar por cursar a instituição pública ou a instituição privada na condição de bolsista do Programa.

Saiba quais os tipos de bolsa oferecidos pelo ProUni:

Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Saiba quais são as instituições que participam do ProUni:

A lista das instituições participantes do Processo Seletivo, referente ao primeiro semestre pode ser consultada no site do Prouni/Mec.

Saiba se é preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa do ProUni:

Não, o candidato à bolsa do ProUni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é facultado às instituições participantes do Programa submeterem os candidatos pré–selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa. Essa informação estará disponível ao candidato, no momento da inscrição.

 

Você acabou de ver Dúvidas mais Frequentes 1, saiba mais sobre: Bolsa do ProUni, Funcionamento do ProUni, Como fazer as inscrições, Pré–seleção e aprovação, Dúvidas mais Frequentes 2, Dúvidas mais Frequentes 3, Dúvidas mais Frequentes 4.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Confira o Guia de como escolher a carreira e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

Visite nossas seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na sonhada Faculdade!

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta