Menu fechado
Prouni: Dúvidas mais Frequentes 2, vestibular

Dúvidas mais Frequentes 2

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, Dúvidas mais Frequentes 2

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

Saiba qual é a relação entre o ProUni e o Enem:

Só pode se candidatar ao ProUni, referente ao primeiro semestre, o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido a nota mínima de pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do Exame. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.

Saiba se basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni:

Não, além de ter feito o Enem e obtido a nota mínima de pontos estabelecida pelo MEC, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:

ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ouser pessoa com deficiência, ouser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Saiba se há uma nota mínima para participar do processo seletivo do ProUni:

Sim, a nota mínima estabelecida pelo MEC para participação do processo seletivo um mínimo de pontos na média. Esta nota é calculada somando–se todas as notas das cinco provas do Enem (Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e dividindo por cinco.

Saiba qual o período de inscrições para o processo seletivo do ProUni:

O processo seletivo do ProUni/1 será realizado em uma única etapa de inscrições, cada uma duas chamadas subsequentes. Confira o cronograma. As inscrições são realizadas exclusivamente pela Internet, acessando o Sistema do ProUni nesta página. Todos os horários referem–se ao horário oficial de Brasília.

Saiba como fazer a inscrição no ProUni:

As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet, acessando o Sistema do ProUni nesta página. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema e informar seu número de inscrição e senha no Enem e CPF.

Atenção! Caso o candidato tenha esquecido seu número de inscrição ou sua senha do Enem, deverá recuperá–la no site do Enem.

O sistema também solicitará que o candidato informe um e–mail válido. Muita atenção ao cadastrar o e–mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do ProUni. Ao efetuar sua inscrição, o candidato escolhe até três opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. é importante ressaltar que essas opções poderão ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições do ProUni.

Assim, o candidato poderá efetuar sua inscrição e posteriormente acessar novamente a ficha de inscrição podendo fazer alterações, caso desejar.

A ficha de inscrição válida para efeito da pré–seleção é aquela com as últimas alterações efetuadas pelo estudante, dentro do período estabelecido.

Saiba como fazer a inscrição caso o estudante não possua computador, tablet ou acesso por celular:

Todas as instituições participantes do ProUni devem oferecer acesso gratuito à Internet para os estudantes que desejarem se inscrever.

 

Você acabou de ver as Dúvidas mais Frequentes 2, veja também: Bolsa do ProUni, Dicas para o Prouni, Como fazer as inscrições, Pré–seleção e aprovação, Dúvidas mais Frequentes 1, Dúvidas mais Frequentes 3, Dúvidas mais Frequentes 4, Bolsa Permanência.

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Faça uma redação que obtenha nota máxima, veja as dicas e informações, para fazer uma Redação Nota 10! Seja capaz de entender o que lê, aumente sua capacidade de leitura! Progrida sua capacidade de leitura

Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular! Não deixe para depois treine: Acesse agora a seção de Simulados

 

 

Publicado em:Prouni

Você pode gostar também