Menu fechado
Prouni: Dúvidas mais Frequentes 3, vestibular

Dúvidas mais Frequentes 3

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, Prouni: Dúvidas mais Frequentes 3

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

Saiba se é possível escolher qualquer curso em qualquer instituição:

Sim, desde que a instituição escolhida seja participante do ProUni. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. No entanto, há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e um número específico de horas de voo para poder se matricular. Assim, é necessário muita atenção ao efetuar as opções de curso no momento da inscrição no ProUni, pois caso a matrícula não seja possível em função de requisitos desse tipo, o candidato perderá o direito à bolsa.

Saiba se o ProUni reserva cotas para afrodescendentes, indígenas e para as pessoas com deficiência:

Sim, o ProUni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do ProUni.

Saiba como calcular a renda familiar por pessoa:

A renda familiar por pessoa é calculada somando–se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo–se pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%. Entende–se como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia que o candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar, e sejam relacionadas ao candidato pelos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), avô(ó).

Saiba como saber os resultados da pré–seleção do ProUni:

Os resultados do processo seletivo do ProUni são disponibilizados no Portal do MEC ou pelo telefone 0800.616161 e ainda pelas instituições participantes do ProUni.

É de inteira responsabilidade dos candidatos pré selecionados observarem o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

Saiba quando será divulgado o resultado do processo seletivo do ProUni:

As datas de divulgação dos resultados do Prouni estão disponíveis na aba Cronograma do site do Prouni.

Ressaltamos que é de inteira responsabilidade dos candidatos pré selecionados observar o cumprimento dos prazos acima estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações, por meio da página eletrônica do Prouni na Internet ou da Central de Atendimento do MEC 0800.616161. A eventual comunicação por via eletrônica do MEC aos candidatos tem caráter meramente complementar.

Saiba como proceder após ter sido pré–selecionado:

O candidato deve se dirigir à instituição para a qual foi pré selecionado, levando os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. É de inteira responsabilidade do estudante o comparecimento no período estabelecido pelo MEC.

A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicarão, automaticamente, em reprovação.

Atenção: Algumas instituições submetem os candidatos pré selecionados a um processo seletivo próprio, que pode ser diferente do vestibular. O candidato pode verificar qual instituição irá aplicar este processo seletivo próprio no momento da inscrição. Nesse caso, a instituição deverá comunicar o candidato pré–selecionado, observado o prazo mínimo de 48 horas após seu comparecimento na instituição, e informá lo quanto à natureza e aos critérios de aprovação. Não poderá ser cobrada qualquer taxa por esse processo próprio de seleção.

Você acabou de conferir as Prouni: Dúvidas mais Frequentes 3, veja a seguir: Dicas para o Prouni, Funcionamento do ProUni, Como é feita a inscrição, Pré–seleção e aprovação, Dúvidas mais Frequentes 1, Dúvidas mais Frequentes 2, Dúvidas mais Frequentes 4.

 

Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular! Não deixe para depois treine: Acesse agora a seção de Simulados

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade! Faça uma redação que obtenha nota máxima, veja as dicas e informações, para fazer uma Redação Nota 10! Seja capaz de entender o que lê, aumente sua capacidade de leitura! Progrida sua capacidade de leitura

 

 

Publicado em:Prouni

Você pode gostar também