Menu fechado
Dúvidas mais Frequentes 4, vestibular

Dúvidas mais Frequentes 4

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, Prouni, Dúvidas mais Frequentes 4

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

Saiba como posso comprovar que entregou a documentação exigida:

Ao receber a documentação entregue pelo candidato, a instituição de ensino obrigatoriamente deverá entregar o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni. Contudo, o candidato deve ficar atento, pois esse procedimento não afastará eventual exigência de entrega de documentos adicionais, caso seja julgado necessário pelo coordenador do ProUni na instituição de ensino na qual foi pré–selecionado. Verifique a relação de documentos

Saiba qual o critério de desempate:

No caso de notas idênticas na média aritmética do Enem, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

I. maior nota na prova de redação;II. maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;III. maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;IV. maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;V. maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Saiba se não houver formação de turma para o curso em que fui pré–selecionado:

É informado à época da inscrição no processo seletivo do ProUni, que a bolsa só poderá ser concedida ao candidato caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número necessário de alunos matriculados para a formação de uma turma inicial.

Os candidatos pré–selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma no período letivo inicial serão reprovados, tendo direito à bolsa apenas nos casos em que já estiverem matriculados em períodos letivos posteriores do respectivo curso.

Atenção: Os candidatos reprovados por não formação de turma em qualquer das chamadas da primeira etapa poderão se inscrever novamente na segunda etapa de inscrições.

Saiba se o estudante contemplado com uma bolsa de 50% não puder pagar a outra metade da mensalidade:

O bolsista parcial de 50% poderá utilizar o FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento.

Para isso, é necessário que a instituição para a qual o candidato foi selecionado tenha firmado Termo de Adesão ao FIES e ao FGEDUC.

Para saber mais sobre o FIES, consulte o site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/ ou ligue 0800.616161.

Saiba quais são as fases do processo seletivo do ProUni:

I. Inscrição

O processo seletivo do Prouni terá duas etapas de inscrição, com duas chamadas subsequentes em cada etapa.

A primeira etapa de inscrição acontece em de janeiro, com horário oficial de Brasília (DF). A segunda etapa de inscrição acontece em fevereiro com horário oficial de Brasília (DF).

A segunda etapa é uma segunda chance àqueles que não foram pré–selecionados na primeira etapa ou mesmo àqueles que não efetuaram a inscrição.

Em cada etapa de inscrição, o candidato escolhe até três opções de curso em instituições diferentes ou na mesma instituição, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico.

II. Pré–seleção

O Prouni pré–seleciona os estudantes que obtiverem as melhores notas no Enem. O estudante é pré–selecionado para sua opção de maior prioridade, onde existam vagas disponíveis. Portanto, o estudante que tiver obtido o melhor resultado no Enem é o primeiro a ser beneficiado em sua primeira opção, e assim por diante. A consulta do resultado poderá ser efetuada por meio do telefone 0800.616161, da página eletrônica do Prouni e pelas instituições participantes.

III. Confirmação de dados do estudante

Após verificar o resultado da pré–seleção, o candidato deve se dirigir à instituição para a qual foi pré–selecionado com os documentos necessários para a confirmação das informações prestadas na ficha de inscrição. É de responsabilidade do estudante o comparecimento no período estabelecido. A perda deste prazo ou a não comprovação das informações implicará na sua reprovação.

IV. Processo seletivo das instituições

Algumas instituições submetem os candidatos pré–selecionados a um processo seletivo próprio. Esta informação estará disponível ao candidato no momento da inscrição. A instituição não poderá cobrar qualquer taxa pela aplicação deste exame.

V. Concessão da bolsa

Se aprovado, e havendo formação de turma para o curso ao qual foi pré–selecionado, o candidato assina o Termo de Concessão de Bolsa do Prouni, tornando–se bolsista do Prouni.

Saiba se o estudante não for pré–selecionado na 1ª chamada, ainda tem chance de ser chamado:

Sim, o processo seletivo do ProUni referente ao 1º semestre, será realizado em duas etapas de inscrição, com duas chamadas em cada etapa.

Assim, o candidato que não for pré–selecionado na primeira chamada da primeira etapa ainda terá outra chance de ser convocado na segunda chamada desta etapa.

Caso não seja pré–selecionado em nenhuma chamada da primeira etapa, poderá se inscrever novamente na segunda etapa.

Por isso, é importante que o candidato acompanhe o cronograma do Programa e fique atento aos prazos.

 

Você acabou de ver as Dúvidas mais Frequentes 4, Veja também: Dúvidas mais Frequentes 1, Dúvidas mais Frequentes 2, Dúvidas mais Frequentes 3, Funcionamento do ProUni, Como fazer as inscrições, Bolsa do ProUni, Dicas para o Prouni, Como é feita a inscrição, Pré–seleção e aprovação, Bolsa Permanência.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro. Visite nossas seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na sonhada Faculdade!

Confira o Guia de como escolher a carreira e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

 

 

Publicado em:Prouni

Você pode gostar também