Menu fechado
Prouni Tecnologia SisProUni, via enem

Tecnologia SisProUni

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – TECNOLOGIA SISPROUNI

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

Transparência e Segurança com Certificação digital é chave para a segurança na web

Para aumentar a segurança de transações via internet, empresas têm utilizado a tecnologia de Certificação Digital, que é um conjunto de técnicas e processos que propiciam maior segurança às comunicações e transações eletrônicas, garantindo a autenticidade de documentos.

Os certificados digitais são “documentos de identificação” eletrônicos. Eles são emitidos por uma Autoridade Certificadora, considerada confiável pelas partes envolvidas em uma comunicação e/ou negociação.

Na prática, o certificado digital funciona como uma carteira de identidade virtual que permite a identificação segura de uma mensagem ou transação em rede de computadores.

O acesso ao sistema do ProUni (SISPROUNI) é realizado com a utilização de certificados digitais, emitidos no âmbito da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICPBrasil, sendo todos os documentos emitidos pelo sistema assinados digitalmente.

A assinatura digital de documentos utilizando certificados, emitidos pela raiz do ICP-Brasil, em âmbito nacional brasileiro, tem validade jurídica. Por isso, quando uma instituição emite, por meio do SISPROUNI, um Termo de Concessão de Bolsa a um estudante e o assina digitalmente, esse procedimento equivale a emitir o mesmo termo em papel com uma assinatura do mundo real.

Segundo o gerente de projetos da Coordenação Geral de Informática e Telecomunicações (CEINF), do Ministério da Educação, a certificação digital permitiu desburocratizar os processos com total autenticidade e segurança. “No Brasil, o ProUni foi pioneiro no uso de Certificação Digital via internet, com abrangência nacional”, declara.

O SISPROUNI foi elaborado sob a Gestão da Diretoria de Políticas e Programas de Graduação da Educação Superior da Secretaria de Educação Superior e desenvolvido pela CEINF. É por meio desse sistema que o MEC é capaz de identificar, em tempo real, a situação dos bolsista e de cada uma das instituições participantes do Programa.

Sistema Inteligente

Todo o sistema de seleção do ProUni é realizado, exclusivamente, pela internet, o que confere transparência ao Programa. Quando o estudante inicia o processo de inscrição, o sistema busca, automaticamente, no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até cinco opções de cursos, habilitações, turnos ou instituições de ensino superior, dentre as disponíveis. O estudante é pré-selecionado uma única vez para sua opção de maior prioridade. O estudante que tiver obtido o melhor resultado no Enem é o primeiro a ser beneficiado em sua primeira opção.

Também está disponível no SISPROUNI consulta que permite ao candidato acompanhar, on line, até o encerramento das inscrições, as respectivas notas mínimas de classificação com base nas inscrições já feitas. Além disso, o Sistema permite que os candidatos possam refazer, a qualquer momento, antes do final das inscrições, suas opções.

Quanto à capacidade de operação, o SISPROUNI recebeu, no primeiro processo seletivo, mais de 10 milhões de consultas de estudantes, com tempo médio de conexão e inscrição de 9 minutos. O Sistema já foi capaz de receber simultâneamente o acesso de 20 mil usuários.

SISPROUNI recebe prêmio

O SisProUni venceu a 6ª edição do Prêmio Padrão de Qualidade em B2B, categoria educação, iniciativa da Padrão Editorial, por meio da Revista B2B Magazine. Este prêmio tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de negócios e estratégias voltados para tecnologia da informação disseminando as melhores práticas de negócios corporativos na internet.

As empresas participantes do Prêmio tiveram seus cases avaliados segundo a eficácia e o resultado das suas estratégias tecnológicas e digitais.

 

>>>VEJA MAIS: Funcionamento do ProUniComo fazer as inscriçõesComo é feita a inscriçãoPré–seleção e aprovaçãoDúvidas mais Frequentes 1Dúvidas mais Frequentes 2Dúvidas mais Frequentes 3Dúvidas mais Frequentes 4Transparência do ProUni.

Confira o Guia de como escolher a carreira e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar! Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!

Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular! Não deixe para depois treine: Acesse agora a seção de Simulados

 

 

Publicado em:Prouni

Você pode gostar também