Menu fechado
HISTÓRIAS DO PROUNI Etapa Final - Valeu a pena, vestibular

HISTÓRIAS DO PROUNI

ETAPA FINAL – Valeu a pena

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

O fim da graduação é um momento de alegria para muitos estudantes. O sonho da formatura, o diploma na mão, a realização profissional são os maiores objetivos dos jovens universitários.

Um grupo de bolsistas do ProUni, da Universidade Católica de Brasília (UCB), está vivendo a etapa final de mais uma caminhada de estudos. Viviane, Daniel, Greti, Benoni, Michelle e Fábio contam a experiência de ser um estudante ProUni.

Moro sozinha e sempre trabalhei para a pagar a faculdade. No início do curso, eu recebia uma bolsa social da própria universidade, mas mesmo assim precisava ter dois empregos para custear os estudos e as minhas despesas pessoais.

Quando fiquei sabendo do ProUni não perdi tempo e logo fiz o Enem. Com os pontos necessários consegui a única vaga disponível no curso de Pedagogia para alunos que já estudavam na instituição. A bolsa integral do ProUni me deu a oportunidade de trabalhar apenas um período e me dedicar melhor aos estudos.

Na minha opinião, o mais interessante do ProUni é a valorização do próprio estudante. É o seu empenho que está em jogo. Tem a questão da carência aliada ao esforço individual em obter uma boa nota no Enem. Estou realizada e feliz porque agora sou uma Pedagoga. Meu sonho é continuar estudando. Quero fazer pós-graduação e me tornar uma professora universitária. Viviane N. da Silva (28 anos) em Pedagogia com Bolsa integral.

Recebi o ProUni no 6º semestre da faculdade. Minha grade de curso era irregular porque eu não tinha condições de pagar toda a mensalidade. A bolsa do ProUni facilitou a minha vida e me ajudou a terminar mais rapidamente o curso. Sempre quis fazer Educação Física. Felizmente tive a liberdade de escolher o curso que gosto. Acho que a gente nunca se forma totalmente. Por isso, quero continuar estudando. Daniel P. Rosa (30 anos) em Educação Física e tem Bolsa parcial.

Apenas no 6º semestre consegui a bolsa integral do ProUni. Foi uma alegria porque tive a oportunidade de regularizar o curso e não atrasar ainda mais disciplinas. O certo seria terminar a faculdade em 4 anos, mas com muito esforço e apoio dos meus pais vou concluir o curso em 5 anos. Não estou triste, pelo contrário, estou feliz. Venci mais uma etapa da vida. Tenho muitas expectativas profissionais. O ProUni me ajudou e agora espero ter uma boa colocação profissional. Greti de O. Rocha (27 anos) em Engenharia Ambiental com Bolsa integral.

Foram muitas dificuldades para eu concluir o ensino superior. Há dois anos desempregado, posso afirmar que sou um engenheiro ambiental graças ao ProUni.

Só recebi a bolsa depois do 5º semestre de faculdade. No início do curso, eu trabalhava à noite e para ficar acordado em sala era realmente muito complicado. Depois que eu perdi o emprego e passei a ser apenas um estudante eu pude, mesmo em situações adversas, me dedicar melhor.

Tive oportunidade de fazer cursos de extensão e estudar mais. Na minha opinião, o ProUni é um dos melhores programas do Governo Federal. Sem ele, seria praticamente impossível eu terminar a faculdade. Além disso, fico feliz porque minha esposa faz o curso de Direito com bolsa integral do ProUni. Agora, formado posso garantir um futuro melhor para a minha família. Benoni P. Martins (39 anos) em Engenharia Ambiental com Bolsa parcial.

Por ter a bolsa parcial do ProUni, meus pais me incentivaram a priorizar os estudos. Me dediquei bastante ao curso e, nas horas vagas, estudava para concurso. Todo esse esfoço valeu a pena. Recebi um prêmio de melhor aluna do curso de Economia e ainda passei em um concurso na minha área. Acredito que correspondi a toda esse incentivo. Pretendo continuar estudando. Vou tentar mestrado na Universidade de Brasília (UnB). Estou aliviada porque terminei mais uma etapa, mas triste porque estou saindo da faculdade. Michelle P. Oliveira (24 anos) curso de Ciências Econômicas com Bolsa parcial.

O acesso ao ensino superior é algo muito difícil para a maioria das pessoas. Hoje, com o ProUni, vejo que a universidade começa a fazer parte da periferia. Num país cheio de desigualdades sociais, o ProUni trouxe oportunidade para as pessoas carentes, porém determinadas a vencer. Ele trouxe a oportunidade para as pessoas sonharem. Agora, tudo depende do esforço individual. Posso dividir o meu curso em antes e depois do ProUni. Antes do ProUni, eu trabalhava na UCB numa área diferente do meu curso. Ficava ali porque precisava da bolsa.

O mercado de informática é muito prático e exige que você tenha experiência na área. Ao ganhar a bolsa do ProUni, eu pude ir para o mercado de trabalho e o meu redimento nas aulas também aumentou. Tudo o que eu aprendia em sala de aula, tive a oportunidade de praticar. Isso para mim foi muito bom. Hoje, me sinto um vitorioso. Quero continuar os estudos fazendo uma pós-graduação. O meu objetivo é dar aulas em universidades. Meu desafio é fazer a diferença numa sala de aula. Fábio Alves de Almeida (23 anos) no curso de Sistemas de Informação com Bolsa integral.

 

Você conferiu as HISTÓRIAS DO PROUNI Etapa Final – Valeu a pena, veja também, Bolsa do ProUni, Funcionamento do ProUni, Como fazer as inscrições, Pré–seleção e aprovação, Dúvidas mais Frequentes, OUTRAS HISTÓRIAS DO PROUNI, PROUNI – Anos de história, O BRASIL de Paula, O BRASIL de Daniel, O BRASIL de Adejane, O BRASIL de Danilo, CONQUISTA – Superação de Limites, MERCADO DE TRABALHO GARANTIDO.

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade! Além da vontade de entrar no ensino superior, saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular. Acesse: Para passar no Vestibular! Não deixe para depois treine: Acesse agora a seção de Simulados. Faça uma redação que obtenha nota máxima, veja as dicas e informações, para fazer uma Redação Nota 10! Seja capaz de entender o que lê, aumente sua capacidade de leitura! Progrida sua capacidade de leitura

 

 

Publicado em:Prouni

Você pode gostar também