Menu fechado
PROUNI - Inclusão com qualidade, enem

PROUNI – Inclusão com qualidade

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

O ProUni oferece bolsa de estudos com qualidade educacional

A bolsa de estudos ofertada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) rompe a limitação imposta pela condição econômica e abre oportunidades que estudantes ingressem cada mais em uma instituição de ensino superior. Não basta democratizar ensino, é preciso promover inclusão social com qualidade.

Por isso, um dos critérios para a manutenção da bolsa do ProUni é o rendimento acadêmico. O estudante com bolsa integral ou parcial precisa ser aprovado em, no mínimo, 75% do total das disciplinas cursadas em cada período letivo.

O bom desempenho dos bolsistas do ProUni já pode ser constatado. Os alunos do Programa tiveram as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). No total, tanto ingressantes como concluintes, fizeram o Enade.

O resultado, divulgado, revela superioridade em todas as catorze áreas de conhecimento avaliadas: Administração, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo. Apenas Arquivologia ficou defora porque não tinha alunos bolsistas.

Para o coordenador do curso de graduação em Administração do INEA Faculdades, da cidade de São José dos Campos (SP), o bom resultado dos alunos bolsistas no Enade não pode ser avaliado apenas como medo de perder a bolsa. “ Vejo nesses estudantes compromisso com a educação que levará a um bom posicionamento no mercado de tabalho”, diz.

Resultados

No curso de Administração, os estudantes do ProUni atingiram nota média de 48,7, enquanto os não-bolsistas ficaram com 39,9. Na Formação de Professores (Normal Superior), os beneficiados pelo ProUni obtiveram 50,4 enquanto os não-bolsistas, 46,1.

A maior diferença ocorreu nos cursos de Biomedicina que alcançou uma diferença de cerca de 9 pontos. A estudante de Psicologia Clarissa B. também contribuiu com o bom resultado. Ela tem bolsa integral do ProUni na Universidade Católica de Brasília (UCB). “Sempre fui muito esforçada com os estudos. Procuro ter boas notas na faculdade e corresponder ao incentivo que recebo”, revela Clarissa.

O Enade avalia o aluno utilizando dois critérios: formação geral, que verifica como ele está preparado para viver em sociedade e seu grau de cidadania, e formação específica, que são os conhecimentos adquiridos no curso que está fazendo.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) vem acompanhando, semestre a semestre, os bolsistas do ProUni e constatando bons resultados acadêmicos. Segundo o professor Antônio M. Bianchi, a Universidade efetuou uma análise comparativa, quanto ao desempenho acadêmico, entre os bolsistas e os demais estudantes. “Foram consideradas cinco variáveis relacionadas com o desempenho acadêmico. Uma comparação baseada, unicamente, no confronto dos valores assumidos pelas referidas variáveis (estatística descritiva) apontou uma superioridade dos bolsistas do ProUni em todos os aspectos estudados”, explica.

Cursos de qualidade

Para manter a qualidade dos cursos que participam do ProUni foi sancionada, a Lei nº. 11.509, que prevê a desvinculação do Programa de cursos com duas avaliações negativas consecutivas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). O sistema inclui não apenas o Enade, mais avaliação das condições do curso e da instituição.

Para Márcio de Andrade, estudante de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o ProUni vai além da bolsa. “Tenho a oportunidade de estudar numa instituição de ensino bem conceituada, com bons professores e infra-estutura de ponta”, declara.

 

>VEJA MAIS:ENTENDA O PROUNIDEPOIMENTOS: Fala Universitário!FINANCIAMENTO: FIES, PROUNI e a Democratização, Encontro dos Estudantes do PROUNI, O PROUNI e a formação profissional e BOLSA PERMANÊNCIA.

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro. Visite nossas seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na sonhada Faculdade!

Confira o Guia de como escolher a carreira e mais informações gerais de como escolher a profissão. Descubra os Tipos de Vestibulandos existentes! Saiba com qual vai se identificar!

 

 

Publicado em:Prouni

Você pode gostar também