Menu fechado
HISTÓRIAS DO PROUNI O Brasil de Paula, enem

O Brasil de Paula

HISTÓRIAS DO PROUNI – O BRASIL de Paula

PROUNI – PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Informações e dicas exclusivas sobre o ProUni!

 

Não perca essas dicas exclusivas!

O BRASIL de Paula (Paula S. de Oliveira Estudante de Direito, Instituto Paraíba de Educação e Cultura/PB)

O Programa Universidade para todos (ProUni) reserva bolsas para pessoas com deficiência, afrodescendentes e indígenas. Esse é o caso de Paula S. de Oliveria, 31 anos, que ingressou no ProUni pelo sistema de cotas para indígenas.

Paula é descendente de índio, mas nunca viveu numa tribo. “Meu avô materno deixou a tribo quando decidiu casar com uma pessoa branca. Apenas meu pai viveu na tribo”, explica.

No quinto semestre de Direito, a estudante conta que é a única universitária de sua família. “ Sempre acalentei o sonho de fazer faculdade, mas achava que sendo pobre e índia nunca conseguiria chegar até aqui”.

Para estudar, Paula precisou de muita persisitência. “Só consegui terminar o ensino médio com 29 anos. “Minha família tinha uma vida meio nômade. Começava a estudar e logo era preciso mudar de cidade. Além disso, começei a trabalhar muito cedo para ajudar no sustento da família”.

A universitária mora em Bayeux, na Paraíba, e estuda na capital João Pessoa. Todos os dias gasta uma hora de ônibus até o Instituto Paraíba de Educação e Cultura, onde estuda.

A vida de estudante não é muito fácil, principalmente, quando se tem filhos. “Tenho dois filhos: uma menina com 6 meses e um rapaz de 16 anos. Mesmo assim sou bem esforçada com os estudos”.

Um dos maiores desafios de Paula foi concluir o primeiro ano de faculdade. “Tudo era muito diferente. O choque cultural foi muito grande. Passei por períodos complicados. Até achei que ia desisitir, mas felizmente, consegui vencer. Hoje, me sinto bem mais tranquila na faculdade”.

A história de Paula tem sido um incentivo para muitas pessoas que moram na cidade Bayeux. “Moro em uma região carente onde os jovens com poucas oportunidades seguem dois caminhos: a prostitiução ou as drogas. Procuro mostrar uma alternativa diferente marcada por estudo, esforço, determinação e vontade de vencer”.

 

>>>VEJA MAIS:Dúvidas mais Frequentes 1Dúvidas mais Frequentes 2Dúvidas mais Frequentes 3Dúvidas mais Frequentes 4Bolsa PermanênciaFINANCIAMENTO: FIESO BRASIL de DanielO BRASIL de AdejaneO BRASIL de DaniloETAPA FINAL – Valeu a penaCONQUISTA – Superação de Limites.

 

Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro. Visite nossas seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na sonhada Faculdade!

 

Faça uma redação que obtenha nota máxima, veja as dicas e informações, para fazer uma Redação Nota 10! Seja capaz de entender o que lê, aumente sua capacidade de leitura! Progrida sua capacidade de leitura

 

Publicado em:Prouni

Você pode gostar também