ProUni abertas as Inscrições - Vestibular1

ProUni abertas as Inscrições

ProUni abertas as Inscrições

Bolsas de Estudos

Inscrições para o ProUni – Programa Universidade Para Todos

Prazo para estudantes se candidatarem ao programa termina no dia 6 de junho.

Estão abertas as inscrições para o segundo semestre do ProUni (Programa Universidade Para Todos). Estudantes interessados em disputar a uma das bolsas de estudos ofertadas em IES (Instituições de Ensino Superior) privadas do país têm até às 21h do dia 6 de junho para efetuar sua inscrição.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.mec.gov.br/prouni. Para participar o candidato precisa ter obtido média de no mínimo exigido de pontos nas provas de redação e objetiva do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado.

A inscrição ainda exige que o candidato tenha CPF (Cadastro de Pessoa Física) e que comprove renda familiar per capita até um salário mínimo e meio para concorrer à bolsa integral e até três salários mínimos para a bolsa de 50% do valor da mensalidade. Como novidade para o segundo semestre o ProUni oferece bolsas complementares de 25% do valor da mensalidade para quem tem renda familiar mensal por pessoa que exceda os três salários mínimos.

Podem se inscrever candidatos que não tenham curso superior e que tenham cursado Ensino Médio completo na rede pública; candidatos que tenham cursado Ensino Médio completo como bolsista de instituição particular ou ainda que tenham cursando o Ensino Médio parcialmente em escola pública e parcialmente como bolsista de escola privada. Também há reserva de vagas para portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino.

A divulgação dos pré-selecionados será feita no dia 11 de junho pelo MEC. Os selecionados em primeira chamada deverão levar os documentos para comprovar os estudos e a renda familiar. O período de confirmação será de 16 a 27 de junho.

ProUni abertas as Inscrições

Inscrições Prouni/2

Abertas inscrições ao ProUni, Inscrições, INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROUNI 1º: De 24/11, Ate às 21hde 12/12, Acesse o site para iniciar sua inscrição.

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) referentes ao primeiro semestre estarão abertas a partir de 26 de Novembro.

Podem participar do programa estudantes que fizeram o Enem e tenham obtido no mínimo de pontos exigidos (média aritmética entre redação e conhecimentos gerais); tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular; comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a integral.

As inscrições serão feitas somente pela internet, na página eletrônica do ProUni, até as 21h de 14 de dezembro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 19/12.

Faça a sua inscrições do PROUNI ( PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS)

 

O Programa

O ProUni foi lançado pelo governo federal com o intuito de dar acesso a ex-alunos carentes da rede pública do Ensino Médio ou de bolsistas integrais das escolas particulares ao Ensino Superior a partir de bolsas nas instituições particulares. São concedidas bolsas integrais, que cobrem todos os custos das mensalidades escolares, e parciais, com o pagamento de 50% das mensalidades.

O ProUni também tem uma política de cotas destinada aos alunos que se autodeclararem afrodescendentes ou indígenas. Para esse grupo, as vagas são distribuídas de acordo com a proporção dessas populações nos estados, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Por dentro dos números

No total, o ProUni vai ofertar 119.529 bolsas, sendo 45.198 integrais, 15.196 parciais e 28.882 adicionais. As bolsas complementares de 25% do total da mensalidade totalizam 30.253.

Totalizando as bolsas concedidas no ano passado, já são 204.249 alunos contemplados pelo ProUni. Destes, 167.437 estão estudando regularmente e 1.126 já se formaram. O restante é composto por alunos que não utilizam mais a bolsa por terem alcançado melhores condições econômicas, conseguido outro tipo de bolsa, abandonado o curso, falecido, perdido o benefício por processos judiciais ou outros motivos.

No primeiro processo seletivo deste ano, realizado em novembro, o programa preencheu mais de 75% das vagas oferecidas nos cursos mais concorridos. As áreas de Medicina, Engenharia, Computação e Veterinária tiveram o maior número de bolsas concedidas. O programa tem o propósito de oferecer 400 mil bolsas.

Regras do Programa

As instituições filantrópicas devem aplicar anualmente, em gratuidade, conforme já estabelece a Constituição, pelo menos 20% da receita bruta exclusivamente em bolsas de estudo. As instituições privadas que aderirem ao programa deverão oferecer 8,5% das receitas em bolsas de estudos a alunos carentes.

Em contrapartida, as instituições de ensino superior com fins lucrativos ficarão isentas do pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, da Contribuição Social sobre Lucro Líquido, do PIS e do Cofins.

Para obter mais informações sobre o ProUni, os interessado podem consultar o site do programa ( www.mec.gov.br/prouni/) ou ligar para o telefone grátis: 0800 616161.

Mais benefícios no ENEM

O estudante a ser beneficiado pelo ProUni será pré-selecionado pelos resultados e pelo perfil socio-econômico do Enem, ou por outros critérios a serem definidos pelo Ministério da Educação, e na etapa final, selecionado pela instituição de ensino superior.

O Ministério da Educação deve selecionar quem conseguir as melhores notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para quem participou do Enem este ano, que poderá concorrer às bolsas para o ano que vem. Numa segunda fase, faculdades particulares poderão aplicar provas nos candidatos.

Também no Fies

Com o ProUni, os recursos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior serão destinados prioritariamente àquelas instituições que aderirem ao programa. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

O Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 10.172) determina que, até o final desta década, a educação superior brasileira seja ocupada por pelo menos 30% da população na faixa etária de 18 a 24 anos. Esta razão torna obrigatório, mais uma vez, que medidas sejam adotadas imediatamente para ampliar o número de vagas no ensino superior brasileiro.

 

Veja nesta seção do Prouni: Entenda o ProUni passo a passo – Como saber os resultados da pré-seleção do ProUni? Entenda melhor o que é o ProUni – Saiba mais sobre o ProUni – Como foi o Prouni do ano passado – Conheça a Bolsa Permanência – Manual do Bolsista do ProUni – Confira as divergências de opiniões do projeto –  Confira outras Bolsas de Estudo na seção especial.

Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade! O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro. Bolsa de estudos no Vestibular1.

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta