Dúvidas com o SiSU - Vestibular1

Dúvidas com o SiSU

Dúvidas com o SiSU?

Dúvidas com o SiSU?

Saiba tudo do SiSU conosco!

O resultado do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio está disponível para consulta, mas gerou muitas dúvidas para os estudantes na hora da inscrição em instituição escolhida.

É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

A lista das instituições participantes do SiSU e dos cursos oferecidos pode ser consultada no site do MEC por meio do item Vagas ou do campo de busca. O candidato poderá fazer sua consulta por estado, instituição ou curso.

Podem se inscrever na seleção unificada os estudantes que fizeram o Enem. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

O processo seletivo por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) será realizado em duas ou três etapas, e a cada etapa, o aluno faz sua opção, escolhendo o curso e a instituição para a qual deseja concorrer e efetua sua inscrição pelo sistema. O sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso de acordo com as suas respectivas notas, o número de vagas disponíveis e o número de inscritos. Os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar sua matrícula na instituição para a qual foram selecionados. As vagas eventualmente não ocupadas são disponibilizadas na etapa seguinte, e os candidatos interessados podem participar novamente, fazendo nova inscrição para concorrer a essas vagas.

As inscrições dos candidatos são feitas exclusivamente pela internet. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema e informar seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem. Após estas informações, o sistema solicitará que o candidato crie uma nova senha, específica para o SiSU.

O sistema também solicitará que o candidato informe um e-mail válido. Muita atenção ao cadastrar o e-mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do SiSU.

As instituições de ensino participantes do SiSU devem disponibilizar acesso gratuito à internet para os candidatos que desejarem se inscrever, principalmente para aqueles que não tem cpomutador em casa.

Não é cobrada qualquer taxa para a realização da inscrição, as instituições participantes do SiSU não podem cobrar nada de inscrição dos candidatos.

O SiSU ficará disponível para inscrição dos candidatos nos períodos especificados no cronograma para cada etapa, ou no seguinte horário: das 6h às 23h59min.

Para quem quiser recuperar o número de inscrição ou a senha do Enem, deverá recuperá-la no endereço www.enem.inep.gov.br e depois acessar o site da SiSU no MEC. E caso o candidato tenha perdido a senha do SiSU, poderá recuperá-la acessando o sistema e nova senha será enviada para o e-mail que foi informado pelo candidato no SiSU.

Não é necessário qualquer documentos para fazer a inscrição no SiSU, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e da senha cadastrada no Enem. Mas é necessário, que ao se inscrever em um curso, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pela instituição de ensino para a efetivação de sua matrícula, em caso de aprovação. A informação estará disponível no sistema, assim que o candidato clicar na sua opção de instituição.

O MEC também alerta que é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos pela instituição de ensino no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na sua opção de curso.

Algumas instituições do SiSU adotam pesos diferenciados para as provas do Enem em sua seleção. Este tipo de informação estará disponível para o candidato no momento de sua inscrição. Assim, quando o candidato se inscrever para um curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova ou questão do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, para determinado curso..

Uma vez por dia o SiSU calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso.

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios: Nota obtida na redação; Nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; Nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do SiSU.

O sistema possibilita que depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificá-la, ou seja, lhe será permitido, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes julgar conveniente. É importante ressaltar que, para efeito de concorrência, o SiSU considerará a última inscrição concluída.

Como saber o resultado ?

O resultado do candidato no SiSU estará disponível na Internet, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800.616161.

O candidato não pode se inscrever em mais de um curso no SiSU, em cada etapa de inscrição. Cada candidato poderá se inscrever em uma única opção de curso. Mas, esta opção pode ser alterada sempre que o candidato achar conveniente, até a data limite de cada período de inscrição.

As inscrições ficarão abertas de 29 de Janeiro até o dia 03 de Fevereiro. O processo de inscrição ocorre entre 6h e 23h59min.

 

Veja todas as informações sobre o SiSU em nosso site: Cronograma do SiSu, Tudo sobre o SiSU, Sisu nas Universidades, Gabarito extra do Enem, Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

Depois de ver sobre Dúvidas com o SiSU?, veja também: Novas regras do SiSU, Dúvidas nas Notas do ENEM? Resultado do Enem, 2a. etapa do Sisu, Tudo sobre o SiSU, Sisu nas Universidades. Comece a navegar no Vestibular1 nos assuntos que tem maior dificuldades ou nas informações que precisa!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta