Menu fechado
Tudo sobre o SiSU Sistema de Seleção Unificada Vestibular1

Tudo sobre o SiSU

Tudo sobre o SiSU – O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Tudo o que você precisa saber sobre o SiSU

O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em. O processo seletivo do Sisu a ser realizado no primeiro semestre de selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre.

Saiba como funciona o SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem.

No processo de seleção do primeiro semestre de, são oferecidas as vagas em instituições participantes. Os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo.

Institutos Federais oferecem vagas

Os Institutos Federais e CEFET‘s que participam das edições do Sistema de Seleção Unificada oferecendo vagas para todos os cursos disponíveis. Nas edições do sistema, no primeiro semestre ou segundo semestre, institutos de todo o Brasil participam do Sisu, com a oferta de vagas.

Universidades Federais também oferecem vagas no SiSU

As universidades federais conveniadas que participam das edições do Sistema de Seleção Unificada oferecem também vagas em cursos superiores. A adesão das instituições ao sistema a cada ano supera o observado nas edições anteriores. Por exemplo, no primeiro semestre do ano passado, quando novas universidades participaram.

Inscrições

As inscrições serão realizadas em uma única etapa e devem ser feitas exclusivamente no portal do MEC, por meio do acesso ao Sisu. Ao inscrever–se, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem. Caso o aluno não se lembre da senha, deverá recuperá–la no sítio do Enem. Posteriormente, poderá fazer a alteração desta senha no Sistema.

Após o primeiro acesso, o Sisu importará os dados informados na inscrição do Enem e as notas obtidas pelo candidato no exame. Caso tenha havido alguma mudança nos seus dados cadastrais, o estudante deverá fazer a atualização no Sisu. As inscrições ficam abertas nos períodos de 6h às 23h59, horário de Brasília

Opções de Inscrição

As inscrições serão realizadas em uma única etapa. O candidato poderá inscrever–se, por ordem de preferência, em até duas opções, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar.

Será considerada válida a última inscrição realizada. Ao final do prazo de inscrição, o Sisu selecionará, automaticamente, os candidatos melhor classificados em cada curso, por modalidade de concorrência (ver Perguntas frequentes), de acordo com suas notas no Enem.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções, ele será selecionado apenas em sua primeira opção.

Serão feitas três chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Candidato selecionado em 1ª opção:

O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da(s) chamada(s) subsequente(s), independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o estudante deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, pois não será convocado na(s) chamada(s) seguinte(s).

Candidato selecionado em 2ª opção:

O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, na(s) chamada(s) subsequente(s), à vaga que escolheu como primeira opção. Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado na primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo) na(s) chamada(s) subsequente(s), a matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula realizada anteriormente na segunda opção.

 

Depois de conferir sobre Tudo sobre o SiSU, saiba mais como funciona o SiSU Vestibular1 in ENEM Tags:ENEM, SiSU: Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis! Tudo sobre o SiSU em Vestibular1.

Publicado em:Sisu

Você pode gostar também