Menu fechado
profissão de Carreira de Arquitetura - Bacharelado, arquiteto

Carreira de Arquitetura – Bacharelado

Bacharelado – Carreira de Arquitetura – Bacharelado

Perfil do Profissional

O perfil do profissional formado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UnC deverá ser o seguinte:

Um profissional pleno, isto é, com capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação profissão, no âmbito privado ou público; Um arquiteto com perfil criativo, que se adapte ao mundo do trabalho.

Este profissional da Carreira de Arquitetura – Bacharelado, com forte embasamento teórico-prático nas suas áreas de formação, deverá estar inserido no mundo, compreendendo as transformações sociais, políticas e econômicas, entendendo as dificuldades das relações humanas, de trabalho e de produção, atuando como elemento critico e criador de novos métodos, técnicas e empreendimentos. Este tipo de formação permitirá a adaptação rápida às mudanças que possam ocorrer no futuro;

Deverá possuir capacitação para atuar prioritariamente na elaboração de projeto e execução arquitetônica, podendo, também desenvolver atividades como urbanista, paisagística e outras que a legislação autoriza;

Deverá ter condições mínimas indispensáveis à continuação dos seus estudos em programas de pós-graduação ou engajar-se imediatamente no mercado de trabalho em qualquer região. Sabendo-se que o país e até mesmo a nossa região carece de infra-estrutura em diversas áreas, e, entre elas estão aquelas dependentes da arquitetura. O curso deverá formar um profissional que compreenda essas necessidades, colaborando na correção das distorções e carências existentes, buscando e inovando em metodologias mais eficientes e adequadas às condições regionais.

Mercado de trabalho

Há um ligeiro crescimento na busca por profissionais desta área, perfeitamente explicável em face do crescimento desordenado das cidades, o que, por sua vez, vem exigindo dos administradores um grande investimento no planejamento urbano e na produção de edificações.

O profissional desta área pode atuar como autônomo, na construção civil, nas empresas de consultoria, na indústria de transformação e também nos mais variados setores da iniciativa pública e privada.

Objetivos do Curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivos principais:

1) promover vivência e desenvolver a consciência das relações entre os espaços edificados e os variados e complexos espaços urbanos e sociais em que aqueles devem integrar-se;

2) estimular a criatividade em relação à organização de tais espaços;

3) aprofundar o estudo dos fundamentos culturais, históricos e socioeconômicos da profissão, e

4) propiciar as simulações de sólidos conhecimentos dos meios técnicos de execução, aplicados e consolidados na prática projetiva. Em síntese, o curso forma profissionais aptos a conceber os espaços físicos da paisagem urbana, das edificações e dos objetos, modelos e detalhamentos.

Missão

Ser um referencial na formação do profissional em arquitetura e urbanismo para que os futuros profissionais tornem-se capacitados a pesquisar, conceber e construir, com visão crítica da realidade social e aprofundado conhecimento do contexto físico e dos processos produtivos, o espaço social nas escalas do edifício e da cidade, preservando os valores culturais e naturais, objetivando o estabelecimento de relações sociais mais justas e de formas sustentáveis de apropriação e transformação da natureza.

O CURSO:

O curso Arquitetura e Urbanismo oferecerá 50 vagas anuais ofertado em regime regular, com aulas de segunda a sexta-feira no período noturno e aulas aos sábados no período matutino e/ou vespertino com objetivo da realização de atividades práticas em campo.

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO ARQUITETURA E URBANISMO

O termo “arquitetura” deriva do grego “arché” – principio, o que rege, o que antecede – e de “tektonikés” – união de “tecton” (teto) e de “téchne” (técnica), significando os princípios da construção ou o conjunto de processos da arte de construir.

Neste sentido, arquitetura pode ser entendida como a atividade que estuda ou aplica os princípios da construção, ou seja, é a arte onde podemos criar e transformar espaços organizados e animados, por meio do agenciamento urbano e da edificação, para abrigar as diferentes atividades humanas.

Nestas origens baseiam as especificidades do Curso de Arquitetura e Urbanismo, onde as técnicas/artes – “tecno, téchine”: arte ou conjunto de processos de uma arte / “arte”: habilidade, capacidade de por em prática uma ideia – das edificações são estudadas.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo foi concebido em função de novas abrangências de mercado na região pela UnC – Curitibanos, visando atender um público alvo no planalto serrano e de todo o oeste de Santa Catarina, pois essas regiões necessitam de profissionais nessa área e os cursos só são ofertados no litoral. Neste sentido, coaduna-se com os valores, a missão, a visão, os objetivos e a finalidade da Instituição mantenedora.

Atividades Principais na Carreira de Arquitetura – Bacharelado

• Projetar casas e edifícios funcionais e confortáveis (edificação e construção);

• Planejar construções de cidades, bairros e espaços comunitários (projeto urbano);

• Reestruturar prédios históricos (pesquisa e preservação do patrimônio);

• Criar objetos e componentes da construção (desenho industrial);

• Projetar praças, parques e jardins (paisagismo e ambiente);

• Elaborar projetos de conforto ambiental de grandes espaços, como shopping centers, indústrias e edifícios em geral.

Visite: www.cbs.unc.br/cursoarquitetura

Colaboração: Ciro Fontana Surd

Carreiras relacionadas:
Decoração
Engenharia Civil
Arquitetura e Urbanismo
Decoração
Fotografia

Carreira de Arquitetura – Bacharelado

 

Publicado em:As Profissões

Você pode gostar também