Menu fechado
profissão em Nutricionista bacharelado

PROFISSÃO: NUTRICIONISTA

Dia 31 de Agosto comemora-se o dia do Nutricionista.

O nutricionista é um profissional da saúde capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Os Nutricionistas investigam e ampliam o conhecimento científico para promover a compreensão dos efeitos da dieta na saúde e no bem-estar de seres humanos. Mais do que uma vocação, o verdadeiro nutricionista assume um compromisso com o ser humano em seu ambiente. Com os olhos voltados para geração de uma sociedade em harmonia, são obrigados a direcionar suas ações baseados no trinômio: alimentação, saúde e qualidade de vida.

O mercado de trabalho é muito vasto com possibilidades de atuação nos mais diversos segmentos, hoje somos solicitados para trabalhar:

– Saúde Pública, – através do SUS, programa PSF, conselhos de saúde e de Segurança alimentar.

– Área Clínica – consultórios, serviços de Home Care ( em residências), trabalhando em equipes multiprofissionais,

– Área Hospitalar: projetos de construção e reforma de UANs, em administração de UANs, em dietoterapia para pacientes internados ou nos ambulatórios.

– Industrias – trabalho na UANs, serviços de restaurantes terceirizados, fazendo desenvolvimento, marketing ou vendas de produtos ligados à alimentação e Nutrição, Segurança alimentar,

– Academias de esportes, Spas, restaurantes comerciais, etc.

Parabéns a todos os Profissionais Nutricionistas pela conquista nestes anos todos, mas necessitamos ainda, sem dúvida alguma, além de manter as posições atuais, conquistar outras novas na carreira.

Cláudia o ministro Caleiro Pereira

Diretora do curso de Nutrição da Unifran

Profissional de Nutrição

“O curso de Nutrição da Unaerp faz 10 anos: formando profissionais solidificados em princípios éticos e técnicos e diferenciados para o mercado”

O curso de Nutrição da Universidade de Ribeirão Preto- Unaerp está completando 10 anos e vai comemorar a data em outubro, junto com a realização da Semana Mundial da Alimentação, que acontece de 15 a 20, e com a Jornada de Nutrição da Unaerp, que será realizada de 27 a 31 do mesmo mês. Também ocorrerá palestras e outros eventos em comemoração ao Dia do Nutricionista, em 31 de agosto.

O curso de Nutrição da Unaerp oferece aos seus alunos uma formação mais abrangente do que os cursos tradicionais, sendo que o profissional formado na Unaerp adquire conhecimentos sobre todas as fases de produção, elaboração e consumo dos alimentos, desde o plantio até a elaboração do cardápio e preparo das refeições, incluindo a área de marketing aplicada ao setor de alimentos. Uma formação generalista e ampla, garantindo ao nutricionista conhecimentos diferenciados para atuação em nutrição clínica, análise e tecnologia dos alimentos, restaurantes convencionais e industriais, escolas, hospitais, clínicas de saúde e de estética, serviços públicos de saúde, personal diet, diet care, academias, indústrias da área alimentícia, hotéis, spas, clubes e equipes esportivas, entre outros.

O curso de Nutrição da Unaerp é avaliado com Conceito “A” em condições de ensino, atribuído pelo MEC-INEP e com Conceito 4 no Enade 2004 (sendo o conceito 5.0 a nota máxima). Têm estágios com 1.200 horas em áreas profissionais como Nutrição Clínica, Nutrição Social, Análise e Tecnologia dos Alimentos e Unidades de Alimentação e Nutrição. O Curso também presta atendimento aos pacientes portadores de Distrofia Muscular do Centro de Referência em Distrofia Muscular da Unaerp.

Para a coordenadora do curso, professora doutora Telma Maria Braga Costa, o profissional de nutrição tem conquistado o seu espaço na sociedade, principalmente quanto à questão educacional, orientando a população sobre a importância de uma refeição equilibrada e sobre as propriedades e preparos dos vários tipos de alimentos. “O curso de Nutrição da Unaerp coloca no mercado um profissional com formação solidificada em princípios éticos e técnicos”, diz Telma.

Veja mais sobre a carreira de Nutrição – Visite a seção!

Carreiras relacionadas:
Ciências
Engenharia de Alimentos
Horticultura

 

Nutricionista. Para saber se a carreira ou profissão é registrada, procure a Diretoria Regional de Ensino de seu município ou a Secretaria de Educação Estadual.

 

Publicado em:As Profissões

Você pode gostar também