Viticultura e Enologia
– Duração: 3 anos
– Salário médio inicial: R$ 1.800
Viticultura e Enologia Tecnólogo
O tecnólogo em Viticultura e Enologia tem por objetivo administrar as plantações de videiras, bem como os processos de transformações das uvas em vinho e champanhe. Cuida também dos parreirais, desenvolvimento de mudas, preparação de terreno para o plantio, seleção das frutas e todo o processo de colheita.
A outra opção da carreira é na enologia. Nessa área o tecnólogo trabalha nas cantinas, gerenciando a seleção dos cachos, o desengace e o maceramento das uvas e a fermentação, a conservação, o engarrafamento e a rotulação da bebida.
Nos laboratórios de análise sensorial, aprendem ainda a reconhecer as características de cada vinho. Pode ainda dedicar-se ao desenvolvimento de novas composições e a produção de refrigerantes, sucos de frutas, cervejas e destilados.
– Currículo Mínimo: Planejamento Vitivinícola, Desenho Técnico, Economia Enologia, Estatística Aplicada, Física, Informática, Marketing, Matemática Aplicada, Extensão Rural, Química, Microbiologia, Viticultura.
– Mercado de trabalho: vinícolas, otimização do cultivo, cantinas, laboratórios de análises de novas composições, restaurantes, centros de pesquisa.
– Perfil do profissional: paciência, pesquisa tecnológica, gosto por trabalho ao ar livre, criatividade, interesse por meio ambiente, sentidos bastante aguçados, concentração.
Carreiras relacionadas:
Agronomia
Ciências
Engenharia Agrícola
Horticultura
Informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do Tempo, Como Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.
Contribua com seu artigo. Quer falar o que pensa? Contribua com o nosso conteúdo, Dividir experiências e dar sugestões. Quer enviar uma colaboração? Ajude entrando em contato, clique aqui!
Bolsa de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar bolsas de estudo que poderá mudar o seu futuro.
Viticultura e Enologia. Para saber se a carreira ou profissão é registrada, procure a Diretoria Regional de Ensino de seu município ou a Secretaria de Educação Estadual.