Tendência de Carreiras - Administração - Vestibular1

Tendência de Carreiras – Administração

Tendência de Carreiras – Administração

Faculdades: 482
Média de vagas: 80.000
Média de candidatos: 270.000
Formandos por ano: 30.000
Profissionais no mercado: 600.000
Salário no auge: R$ 15.000
Auge da carreira: 15 anos

Tendência de Carreiras – Administração

Há faculdades de sobra, porém, empregos nem tanto. Um em cada dez universitários está cursando administração de empresas. As 482 faculdades são as que mais lançam profissionais no mercado de trabalho, de uma das carreiras universitárias, a cada ano. Quando se forma, o universitário e candidato à estagiário encontram um panorama pouco amistoso.

Nos últimos anos, a automação bancária e a reengenharia nas grandes empresas causaram milhares de demissões de administradores. A modernização das empresas reduziu drasticamente o número de vagas, e manter o emprego hoje exige jogo de cintura e reciclagem constante. O fundamental antes de tudo, é escolher com cuidado a faculdade onde se irá estudar. Entre as centenas de faculdades espalhadas pelo país, boa parte o diploma ajudará bem pouco na hora do emprego. Mas o diploma não é tudo. Falar línguas estrangeiras, em tempos de globalização, é fundamental e obrigatório.
As melhores oportunidades estão disponíveis para profissionais com experiência e pós-graduação. O ideal seria ter um título no Brasil e outro no exterior. Com essa base, os administradores podem até se dar ao luxo de tentar invadir o campo de trabalho de outros profissionais, como publicitários, analistas de sistemas, economistas e até direito.

Dicas para Tendência de Carreiras – Administração: Nesta profissão, cochilar é proibido. Com o crescimento da economia aumenta a procura por administradores, principalmente na área de recursos humanos, marketing, comércio exterior, administração hospitalar e hotelaria. Só se preocupe com especialização depois de ingressar na faculdade. Recomenda-se conhecer o máximo possível das minúcias das carreiras pelas quais tem curiosidade.
Um exemplo: é comum ficar em dúvida entre administração de empresas e engenharia de produção, já que as duas ocupações cumprem praticamente o mesmo papel. Num mercado de mutação veloz, como o de agora, as fronteiras entre as profissões tornam-se cama vez mais tênues. Antes de mais nada deve-se analisar o currículo dos dois cursos.

Quem detesta física, química ou mecânica, deve fugir das escolas de engenharia. Quem abomina filosofia, sociologia e psicologia deve esquecer administração. Quem gosta de humanas e exatas, escolha a carreira de Administração que junta as duas coisas.

Leia mais sobre a carreiras de

Administração
Economia
Engenharia

 

Tendência de Carreiras – Administração

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta