Tendências de Carreiras Ciências da Computação

Tendências de Carreiras Ciências da Computação

Tendências de Carreiras Ciências da Computação

Oriente-se entre carreiras em alta!

Formar profissionais que interfiram na construção da sociedade do conhecimento através da Tecnologia da Informação e aptos a atuar como agente de mudanças nas mais diversas áreas da computação, suprindo uma necessidade do mercado empresarial e acadêmico, desenvolvendo processos, sistemas e pesquisas através da utilização do estado da arte em tecnologia, de forma a garantir ao futuro bacharel não só o domínio da técnica, mas também uma visão que permita o seu livre trânsito por outras áreas da computação e a necessária compreensão das estruturas empresariais.

Tendências de Carreiras Ciências da Computação
Disciplinas

O futuro profissional será preparado para atuar nos diversos ramos da Tecnologia da Informação, destacando conhecimentos de desenvolvimento de sistemas, redes de computadores, banco de dados, multimídia, inteligência artificial, compiladores, sistemas de informação, tecnologia Web, pesquisa e gerencia de ambientes computacionais.

Tendências de Carreiras Ciências da Computação
Mercado de trabalho

O campo de trabalho abrange empresas que têm a informática como atividade fim ou atividade meio. Graduados desse curso têm assumido posições técnicas ou gerenciais em empresas de informática, de telecomunicações e de diversas áreas, incluindo empresas criadas por eles mesmos.

Esse profissional, provido de um forte embasamento científico e tecnológico, que lhe propiciam visão prática, crítica, humanística e empresarial, deverá ter condições de aplicar esse conhecimento na solução de problemas de áreas diversas e também de se adaptar profissionalmente em uma área em constante evolução, além de ser capaz de assumir o papel de agente transformador do mercado, através da proposição de novos paradigmas e agregação de novas tecnologias. Além disso, o egresso tem condições de continuar suas pesquisas no ambiente acadêmico através de uma pós-graduação stricto-sensu.

Pela interferência da Ciência da Computação, em praticamente todas as áreas funcionais das organizações, o mercado de trabalho necessita de recursos humanos bem preparados e em quantidade suficiente para atender a demanda presente e as exigências de profissionais a médio e longo prazos. Apesar de carente de recursos, o mercado de trabalho exige que o profissional tenha uma boa formação e conhecimento suficiente para desempenhar com desenvoltura suas atribuições. Neste enfoque torna-se importante o estágio supervisionado durante o curso, pois permite ao futuro profissional a abertura do mercado e a vivencia necessária para sua colocação nas organizações.

Tendências de Carreiras Ciências da Computação
Capacitação Profissional

O graduado em Ciência da Computação estará apto a atuar nas diversas funções da computação destacadas abaixo:

Desenvolver pesquisa científica e tecnológica;

Conciliar, relacionar e aplicar os aspectos teóricos, científicos, tecnológicos e práticos para evolução;

Desenvolver uma visão sistêmica e holística;

Trabalhar em equipes interdisciplinares;

Capacidade para propor e viabilizar soluções;

Capacidade para definir requisitos, projetar, implementar e gerenciar projetos de software;

Capacidade e compromisso com a utilização de princípios e ferramentas que otimizem o desenvolvimento de projeto e lhe confira qualidade

Capacidade para integrar software e hardware;

Resolver eficientemente problemas em ambiente computacional;

Ter espírito crítico e comportamento ético;

Prestar serviços de consultoria ou assessoria a empresas de diversas áreas quanto ao uso adequado de sistemas computacionais;

Descobrir e empreender novas oportunidades para aplicação de sistemas computacionais e avaliar a conveniência de investimentos e desenvolvimento da aplicação;

Pesquisa, concepção, planejamento e implantação dos aspectos práticos relacionados à Ciência da Computação

Organização curricular

Tendências de Carreiras Ciências da Computação: O curso tem duração de 8 semestres (4 anos) sendo tratadas habilidades e formação específicas em cada semestre. As disciplinas são divididas em conhecimentos básicos e fundamentos de computação, programação, tecnologia de computação, formação complementar com ênfase em análise de sistemas e elaboração de projetos e formação humanística.

O término dos oito semestres conclui a formação do aluno e o deixa apto a ingressar no mercado de trabalho imediatamente.

Veja mais em carreiras:
Administração Análise de Sistemas
Ciências da Computação
Engenharia de Computação
Informática
Matemática Computacional

 

Tendências de Carreiras Ciências da Computação

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta