Menu fechado
Tendência de Carreiras - Direito, advogado

Tendência de Carreiras – Direito

Faculdades: 262

Média de vagas: 50.000

Média de candidatos: 400.000

Formandos por ano: 30.000

Profissionais no mercado: 800.000

Salário no auge: R$ 18.000

Auge da carreira : 20 anos

Tendência de Carreiras – Direito

As tendências atuais em alta da carreira de direito está em duas áreas que são: direito internacional, em função do Mercosul, e o direito do consumidor, depois que os brasileiros passaram a processar empresas com base no Código de Defesa do Consumidor aprovado no congresso a 10 anos.
Como comprar e vender em tempos de globalização sem a ajuda de um profissional que conheça a fundo a legislação internacional e as regras do livre comércio? Mas o começo da carreira do advogado, data máxima venia, é um tédio. De canudo na mão tem de redigir petições, ir ao fórum tirar xerox de processos, buscar jurisprudências, fingir que gosta de latim – o que provoca a sensação do não é possível que eu estudei tanto para fazer isso!.

Vencida a decepção inicial, eis uma carreira das mais promissoras para aquele que tem paciência, daí muitos serem formados e não exercerem a profissão. Poucas profissões exibem possibilidades de ascensão tão espetacular quanto o direito. E a razão é simples: viver está cada vez mais difícil e complicado.
Pois as relações sociais se sofisticaram de tal forma que a presença de um advogado como intermediário vem se tornando indispensável. Graças ao código aprovado pelo congresso, (um dos mais modernos do mundo), os consumidores nunca tiveram tantos direitos como agora. Só mesmo um advogado pode desembaraçar pendengas das relações de consumo atuais.

Uma vítima de erro médico, por exemplo, por sua vez, tem duas alternativas. Reclamar ao bispo ou arrumar um advogado. Processos desse tipo são rotineiros nos Estados Unidos e estão ficando cada vez mais comuns no Brasil.
Até a Internet vive parando na Justiça depois de seguidas representações para eliminar sites pornográficos ou para reparar danos aos direitos autoriais de músicas, bem como preservação de nomes comerciais entre outros.

Dicas em Tendência de Carreiras – Direito: Para um profissional bem treinado, qualquer área do direito pode dar futuro. Precisa ser uma pessoa que gosta de brigar e de discutir. Entre as especialidades com maior procura, além das já citadas, a do direito penal vive um bom momento, a concorrência como solta e quem não tem lugar ao sol precisa acordar cedo, ler o que puder, estudar mais e trilhar um caminho diferente dos demais.
Uma forma diferenciada, por exemplo, para ter uma experiência mais rica, é atendendo presos carentes em presídios, já formando uma carteira de clientes por indicação dos mesmos.

Pode entrar em firma com banca de advogados, integrar departamentos jurídicos de organizações ou ser profissional liberal autônomo. O afinco garantem clientela fiel.
Não devemos deixar também de falar as boas oportunidades para o bacharel de direito, que mediante concurso, pode atuar como juiz, promotor, delegado e advogado da União. Pode ser procurador de autarquias, municípios ou estados, mas a concorrência é maior e poucas são as vagas.

Veja mais em carreiras:
Ciências Políticas
Relações Internacionais
Diplomacia
Direito

 

Tendência de Carreiras – Direito

 

 

Publicado em:As Tendências

Você pode gostar também