Tendências de Carreiras - Engenharia - Vestibular1

Tendências de Carreiras – Engenharia

Tendências de Carreiras – Engenharia

Oriente-se entre carreiras em alta!

Faculdades: 146

Média de vagas: 40.000

Média de candidatos: 170.000

Formandos por ano: 15.000

Profissionais no mercado: 500.000

Salário no auge: R$ 17.000

Auge da carreira : 15 anos

Tendências de Carreiras – Engenharia

A engenharia é a carreira campeã de versatilidade, pois de faz presente em todos os campos. Por esse motivo a área e atuação é muito ampla. Entre as especializações, as mais concorridas são engenharia civil, elétrica, eletrônica, computação, química e mecânica. Foi-se o tempo em que o engenheiro era o tocador de obras.

O conhecimento técnico continua a ser fundamental, mas hoje se exige do engenheiro civil a habilitação para dirigir e movimentar milhares ou milhões de dólares, empregando centenas de pessoas, além de contratar uma dúzia de empresas de serviços diferentes.

O Engenheiro tem de entender tudo a respeito de qualidade e de produtividade, pois o aperfeiçoamento pode lhe render bons frutos. A engenharia civil está empregando mais na área de saneamento, hidráulica ou transportes. O Setor químico produziu uma derivação, a engenharia de alimentos, que compreende a produção e a conservação de alimentos industrializados.

Engenheiros elétricos, por sua vez, dispõem de uma opção em alta no mercado: engenharia de telecomunicações. Já a mecânica fundida à eletrônica gerou um híbrido muito disputado pelos alunos – a mecatrônica, que cuida dos processos de automação em industrias. A engenharia de produção, tão cortejada na área financeira, é uma ramificação da mecânica.
Embora tenha uma imagem associada à construção civil, a engenharia é sem dúvida, a carreira mais versátil de todas.

Dicas em Tendências de Carreiras – Engenharia: Só se preocupe com especialização depois de ingressar na faculdade, mas continua em alta a engenharia de produção, especialidade cortejada por bancos e financeiras. Recomenda-se conhecer o máximo possível das minúcias das carreiras pelas quais tem curiosidade.
Um exemplo: é comum ficar em dúvida entre administração de empresas e engenharia de produção, já que as duas ocupações cumprem praticamente o mesmo papel. Num mercado de mutação veloz, como o de agora, as fronteiras entre as profissões tornam-se cama vez mais tênues.
Antes de mais nada deve-se analisar o currículo dos dois cursos. Quem detesta física, química ou mecânica, deve fugir das escolas de engenharia. Quem abomina filosofia, sociologia e psicologia deve esquecer administração.

Veja mais em carreiras:

Engenharia
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia de Alimentos
Engenharia Cartográfica
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia Elétrica
Engenharia Física
Engenharia Florestal
Engenharia Industrial
Engenharia de Materiais
Engenharia Mecânica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Pesca
Engenharia de Plásticos
Engenharia de Produção
Engenharia Química
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia Têxtil

 

Tendências de Carreiras – Engenharia

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta